Por Ana Paula Laux – A literatura policial clássica, do jeito que a gente conhece hoje de uma forma mais popular, começou com as histórias de Edgar Allan Poe e seu detetive Auguste Dupin em 1841.
Por que as histórias dele eram diferentes? Porque além de elas trazerem um crime, um criminoso e um detetive para investigar, pela primeira vez, elas trariam três elementos que se tornariam marcantes nos primeiros romances policiais: o uso da lógica pelo detetive, a narração da trama por um segundo personagem e a explicação do raciocínio.
Quase 50 anos depois, essa fórmula do Poe foi aperfeiçoada por Arthur Conan Doyle e aí surgiram as histórias do Sherlock Holmes, que se tornaram uma febre e popularizaram a literatura policial no mundo.
Neste vídeo, eu indico sete clássicos da literatura policial para quem quer conhecer melhor o gênero. Os livros e e-books citados podem ser encontrados no final deste post.
Confira aqui
SUGESTÕES DE LEITURA
* Edgar Allan Poe – Medo Clássico
* Auguste Dupin – o Primeiro Detetive
* As aventuras de Sherlock Holmes
* Box Sherlock Holmes
* As aventuras de Sherlock Holmes (MC)
* Arsène Lupin – Ladrão de Casaca
* O ladrão de casaca (edição bolso de luxo)
* O assassinato de Roger Ackroyd
* A chave de vidro, Dashiell Hammett
* O homem magro, Dashiell Hammett
* Maldição em família, Dashiell Hammett
* O Sono Eterno – Coleção L&PM Pocket
* Adeus, minha querida, Raymond Chandler
* O longo adeus, Raymond Chandler
* Maigret entre os flamengos, Simenon
* Todos os livros de Georges Simenon com Maigret
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]