LANÇAMENTOS | Suspense, crime e mistério em maio

Compartilhe

 

Confira as dicas de lançamentos e novas edições selecionadas pelo Literatura Policial para este mês de maio.

LEIA TAMBÉM
LANÇAMENTOS | Suspense, crime, mistério e terror em abril
Você não vai acreditar no livro mais vendido de Edgar Allan Poe em vida
8 curiosidades sobre HP Lovecraft, o ícone do terror

 

1. Graça fatal

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Ninguém gostava de CC de Poitiers: nem o marido patético, nem a filha apática e muito menos os moradores de Three Pines. Ela conseguiu se indispor com todos à sua volta até o dia em que foi morta. O inspetor-chefe Armand Gamache, uma lenda na polícia do Quebec, é chamado de volta ao vilarejo para investigar esse novo homicídio. Ele logo percebe que está lidando com um crime quase impossível: CC foi eletrocutada no meio de um lago congelado, na frente de toda a cidade, durante um torneio esportivo local. E ninguém parece ter visto algo que ajude a esclarecer o caso. Quem teria sido insano o suficiente para tentar algo tão arriscado e macabro – e brilhante o suficiente para conseguir executar o plano? Com seu estilo compassivo e observador, Gamache escava sob a superfície idílica da comunidade para descobrir segredos perigosos há muito enterrados, enquanto fantasmas do próprio passado ameaçam voltar para assombrá-lo.

 

2. Anatomia True Crime dos Filmes

Compre o livro

SINOPSE – As chocantes histórias reais por trás dos crimes mais memoráveis do cinema O que filmes tão diferentes entre si, como Pacto de Sangue, de Billy Wilder, Perseguidor Implacável, de Don Siegel, e Alpha Dog, de Nick Cassavetes, têm em comum? Todos eles foram inspirados por histórias verídicas. Em Anatomia True Crime dos Filmes, nova obra da marca Crime Scene, o historiador Harold Schechter ― autor de Anatomia do Mal ― perfila psicopatas, assassinos em série, gângsteres, sádicos, linchadores e jovens atiradores de escolas que chocaram o mundo e influenciaram obras clássicas do cinema mundial. Os assassinos em Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock; os crimes passionais da Era do Jazz em Chicago, de Rob Marshall; o terrível matador de crianças, no clássico alemão M – O Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang; os horrores escolares cometidos pelo serial killer ghostface em Pânico, de Wes Craven, e pelos terroristas adolescentes em Elefante, de Gus Van Sant. Esses e outros crimes cinematográficos se tornaram parte da história da cultura pop. E cada um encontrou inspiração em acontecimentos reais que forneceram a matéria-prima para alguns dos maiores sucessos de bilheteria, bem como filmes independentes, comédias macabras, clássicos de Hollywood e de horror gore. Anatomia True Crime dos Filmes ajuda a contextualizar o fascínio que o casal Bonnie e Clyde, os ladrões de corpos Burke e Hare, a dupla Leopold e Loeb, e o psicopata Ed Gein, entre muitos outros, exerceram para se fixar na imaginação do público e se tornar uma fértil fonte de inspiração para a tradição cinematográfica. A obra também destrincha a realidade por trás de obras consagradas como Psicose, de Hitchcock; Assassinato no Expresso Oriente, de Sidney Lumet; O Fugitivo, de Andrew Davis; e Anatomia de um Crime, de Otto Preminger. A qualidade da pesquisa e da escrita de Harold Schechter já é conhecida pelos darksiders, por conta dos best-sellers Serial Killers: Anatomia do Mal, H.H. Holmes: Maligno ― O Psicopata da Cidade Branca, Lady Killers Profile: Belle Gunness e, mais recentemente, pelo roteiro da graphic novel Ed Gein, ilustrada por Eric Powell. Nesta coleção de artigos reveladores, Schechter faz uma viagem fascinante por uma encruzilhada de fatos e ficção em que ele revela que algumas histórias reais são mais chocantes e fantásticas do que poderia sonhar o roteirista mais imaginativo. A Caveira os convida a essa macabra sessão de cinema.

 

3. Morte no internato

Compre o livro/e-book

SINOPSE – A morte repentina de um estudante na Escola St. Stephen – um internato na região mais remota de Norfolk – é um acontecimento chocante que seu diretor faz questão de encarar apenas como um acidente infeliz. Porém, a polícia local não descarta a possibilidade de um crime, e o caso traz de volta à ativa a inspetora Jazmine Hunter. Jazz se afastou da carreira policial em Londres, mas, relutante, concorda em participar da investigação como um favor a seu antigo chefe. Ao analisar os detalhes da morte de Charlie Cavendish, ela descobre que o garoto fazia bullying com diversos alunos e que alguns tiveram o motivo e a oportunidade de trocar os comprimidos que ele tomava diariamente para controlar a epilepsia. Para complicar a investigação, outro estudante some e um respeitado acadêmico morre na St. Stephen. Os novos acontecimentos trazem pistas importantes para o caso, mas, quando um dos suspeitos desaparece, Jazz se vê ainda mais enredada em mistérios. Precisando enfrentar seus demônios pessoais, a inspetora percebe que aquela investigação é a mais desafiadora de sua carreira. O internato esconde segredos mais sombrios do que Jazz jamais poderia ter imaginado…

x

4. A família perfeita

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Logo após seu vigésimo quinto aniversário, Libby Jones chega em casa e encontra a carta que esperou por toda a sua vida. Ao abri-la, a jovem tem apenas uma coisa em mente: enfim vai saber quem ela é. Em pouco tempo, Libby descobre não apenas quem são seus pais biológicos, mas também que é a única herdeira de uma mansão abandonada que vale milhões. Tudo na sua vida está prestes a mudar, mas o que ela não sabe é que outras pessoas também estavam aguardando esse dia ― e que seu destino está prestes a colidir com o delas. Vinte e cinco anos antes, a polícia foi ao casarão após receber o chamado de que havia um bebê chorando. Quando chegaram, os policiais encontraram uma menininha de dez meses, saudável, balbuciando alegremente em seu berço. Na cozinha, porém, jaziam três cadáveres em decomposição, todos vestidos de preto, ao lado de um bilhete rabiscado às pressas. A família perfeita acompanha a história de uma casa com um passado sinistro, em que o leitor vai em busca da verdade por trás de circunstâncias bizarras que se agravam a cada página.

 

5. Rabhia

Compre o livro

SINOPSE – Em RABHIA, romance do moçambicano Lucílio Manjate, da série “Vozes da África”, a prostituta Rabhia é assassinada. Quem vai investigar o caso é Sthoe, o detetive excêntrico que já atuou em outros livros de Lucílio Manjate. A trama parece simples, comum, semelhante à maior parte das histórias policiais. No entanto, o olhar e a palavra de Lucílio Manjate marcam a narrativa de modo peculiar, fazendo com que o inesperado surpreenda o leitor a cada página. Rabhia é o 3º livro de Lucílio Manjate que a Kapulana lança no Brasil. A editora já publicou O jovem caçador e a velha dentuça (2016) e A triste história de Barcolino, o homem que não sabia morrer (2017).

x

6. Trem-bala

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O jovem Satoshi pode até parecer um aluno exemplar, mas as aparências enganam: por trás da fachada de inocente, há um psicopata extremamente cruel. É por culpa dele que o filho de Kimura está em coma, e, ao embarcar no trem-bala de Tóquio a Morioka, o pai busca vingança. Só que os dois logo descobrirão que não são as únicas pessoas perigosas a bordo. Em vagões bem próximos ao deles, estão o desajeitado Nanao ― talvez o assassino mais azarado do mundo ― e a letal dupla Tangerina e Limão. Para tornar a situação ainda mais tensa, em pouco tempo uma mala misteriosa fará com que os destinos desses cinco personagens se cruzem de maneiras dramáticas. Mas, afinal, por que eles estão todos no mesmo trem? Recheado de cenas de ação, Trem-bala traz momentos absurdos, personagens icônicos e tiradas mordazes em um thriller cujas reviravoltas levam a uma leitura intensa até o fim.

 

7. Pecados mortais

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O corpo de uma menina de 14 anos é encontrado em uma pedreira de calcário na costa da Suécia. Seus pulsos estão cortados, e em seus cabelos ruivos há um cordão emaranhado. O número 26 está escrito em seu quadril com uma caneta permanente de cor azul. Ao seu redor, não parece haver nenhuma pista do que pode ter acontecido. No dia seguinte, a dona de um famoso antiquário onde se comercializavam livros raros e valiosos é encontrada morta do outro lado da ilha, brutalmente assassinada a facadas. Na garganta, uma ferida profunda em formato de cruz. A morte da menina é tratada como suicídio, mas a investigadora Sanna Berling, junto com sua nova parceira Eir Pedersen, logo descobre uma ligação perturbadora entre ambos os casos: é quando se revela uma série de assassinatos igualmente violentos, e a corrida contra o tempo se inicia. Um parque infantil abandonado, um padre guardando segredos, um piromaníaco à solta e sete crianças que parecem ter a chave para trazer à luz a verdade mais assustadora ― uma verdade que está muito mais próxima de Sanna do que ela jamais poderia imaginar.

 

8. A garota no espelho

Compre o livro/e-book

SINOPSE – As irmãs gêmeas Íris e Summer são idênticas, mas, além do que a aparência pode revelar, há uma estranha escuridão que as diferencia. Insegura e cínica, Íris nutre uma doentia inveja da sorte aparentemente interminável de Summer, incluindo seu marido perfeito, Adam. Íris deseja ter uma vida como a da irmã – ou, por que não, ter a própria vida da irmã. Mas até onde Íris seria capaz de ir para ter o que sempre sonhou, ainda mais quando há a fortuna de seu falecido pai em jogo? Em um thriller em que as aparências enganam, confundem e despertam o pior de cada indivíduo, A garota no espelho conta com uma trama intricada, cheia de reviravoltas, em que nada – nem ninguém – é o que parece ser.

 

9. O criptógrafo

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um dos livros mais vendidos na China, O criptógrafo revela o mundo misterioso da Unidade 701, uma agência de inteligência chinesa cujo único objetivo é contraespionagem e quebra de códigos. Ao receber a tarefa de quebrar o indecifrável código PURPLE, o gênio da matemática Rong Jinzhen se vê obrigado a abandonar a bem-sucedida carreira acadêmica para servir à inteligência chinesa. Jinzhen sobe na hierarquia para eventualmente se tornar o maior e mais celebrado criptógrafo da China ― até que comete um erro. Tem início, então, sua derrocada por uma espiral de mistério e loucura. Com um ritmo de tirar o fôlego, a obra-prima de Mai Jia combina elementos de ficção histórica e espionagem para nos apresentar um lugar desconhecido, intrigante e autêntico. O criptógrafo é uma narrativa inesquecível e emocionante sobre brilhantismo, insanidade e fragilidade humana.

 

10. Damas noir

Compre o livro

SINOPSE – Existe um noir feminino? Foi a partir desta pergunta que a consagrada autora Joyce Carol Oates idealizou uma jornada literária pela paisagem sombria do noir, convocando 15 vozes poderosas em busca de uma resposta. O resultado é Damas Noir, uma coletânea de narrativas viscerais que reúne, além de contos, poemas de Margaret Atwood e uma história ilustrada de Lisa Lim. Cada uma das autoras traz seu próprio ponto de vista sobre o gênero, mas o noir feminino revela algo em comum: ele surge cruel, assustador, eletrizante e sanguinolento. Em Damas Noir, as engrenagens da ficção de crime deixam de girar em torno do eixo patriarcal, que com frequência reduz personagens femininas ao papel de vítimas ou mulheres fatais e as relega à margem de uma existência circunscrita ao domínio masculino. Dividido em três partes, Damas Noir nos convida a perscrutar universos intrigantes: Seus Corpos, Nossos Eus; Um Infortúnio Todo Seu e, por fim, Homicídio. Ao investigarem novas ideias sobre o noir, as autoras descentralizam as figuras masculinas e abrem espaço para que outras vozes, outros olhares e outros corpos também possam ser representados. Publicado pela marca Crime Scene Fiction, que traz o melhor do true crime na ficção, Damas Noir é uma coletânea para todos os interessados nas vozes mais inspiradas e inovadoras da ficção de crime. Mais do que um livro no qual mulheres fortes e corajosas viram o jogo e recriam as regras, ele é uma celebração dos caminhos da autonomia feminina.

x

11. 813

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O que significa o número 813 na caixa secreta de Rudolf Kesselbach, o bilionário e ambicioso rei do diamante sul-africano que acaba de ser assassinado em Paris? Surpreendido em seus planos de mestre por um inimigo invisível, cruel e particularmente perturbador, Arsène Lupin se vê encurralado e responsabilizado por três mortes. Numa implacável corrida contra o tempo, ele precisa decifrar enigmas que podem levar a Europa à conflagração de um conflito e envolvem seu arquirrival Herlock Sholmes, o kaiser alemão e o número misterioso. Com eventos situados pouco antes da Primeira Guerra Mundial e cheio de reviravoltas e revelações inesperadas, 813 é composto por duas histórias interligadas e revela um Lupin mais complexo e sombrio que o charmoso gênio do crime que conhecemos.

x

12. Acerto de contas

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Você consegue descobrir quem matou Jamie Lawrence? Já é tarde da noite, e três colegas de trabalho estão compartilhando segredos. Elas nem se conhecem direito, mas todas sabem muito bem quem é Jamie. Sabem qual é a culpa que ele carrega e concordam que precisam agir. Se o sistema está contra você, a justiça está em suas próprias mãos. Juntas, elas elaboram o plano perfeito — no entanto, quando tudo parece fugir do controle, começam a duvidar de si mesmas. E umas das outras. Até que Jamie é encontrado morto. À medida que mentiras são desvendadas e as verdades mais cruas são expostas, só resta saber: de quem é a culpa? e quem vai pagar? Chegou a hora do acerto de contas.

x

13. Jaime Bunda, Agente Secreto: Estória de Alguns Mistérios

Compre o livro

SINOPSE – Em JAIME BUNDA, AGENTE SECRETO, romance angolano satírico, de investigação policial, Jaime Bunda, é um membro de uma família tradicional angolana que sempre quis ser detetive. Consegue, por influência de um parente bem relacionado no governo, a vaga de estagiário nos serviços secretos de Angola. Inicialmente não tem muito sucesso na função pelo fato dos colegas não o levarem a sério. Mas, finalmente, tem a oportunidade de mostrar sua capacidade de investigação no caso em que a vítima é uma adolescente. Com o uso de métodos pouco convencionais e aprendidos em livros policiais americanos, Bunda vai a fundo na investigação envolvendo-se em situações complexas internacionais e nacionais. Nesse romance policial satírico, Pepetela, ao mesmo tempo em que nos apresenta com humor fino Jaime Bunda, o James Bond angolano, revela as contradições da sociedade do seu país.

x

14. O primeiro dia da primavera

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Chrissie tem oito anos e um segredo: acabou de matar um menininho. A sensação fez sua barriga borbulhar como refrigerante. Seus amigos estão tristes, e as mães da vizinhança, aterrorizadas. Mas Chrissie é quem manda por ali ― ela é a melhor em plantar bananeira, sabe como roubar doces da loja sem ser pega e agora tem uma sensação de poder que nunca teve em casa, onde a comida é escassa e a atenção, mais ainda. Quase vinte anos depois, Chrissie agora se chama Julia e vive bem longe do lugar onde cresceu. Julia está tentando ser uma boa mãe para sua filha, Molly, de cinco anos. Ela está sempre preocupada: com o dinheiro para comprar comida e material escolar, com o que as outras mães pensam dela. Acima de tudo, ela se preocupa que o conselho tutelar esteja prestes a levar Molly embora. É por isso que os telefonemas ameaçadores são tão aterrorizantes. O passado está batendo à sua porta, e Julia teme perder a única coisa com a qual se importa: sua filha. É hora de encarar a verdade: o perdão e a redenção são possíveis para alguém que cometeu o pior dos crimes?

x

15. Ossos do ofício

Compre o livro

SINOPSE – Os enigmas da investigação forense finalmente revelados em carne e osso Até podemos ignorar a morte, mas nunca poderemos evitá-la. Por mais que façamos várias tentativas de não pensar muito a respeito, ela é a nossa única certeza. Vida e morte, opostos que se encontram e que tornam a existência um fenômeno verdadeiramente misterioso. Para Sue Black, uma das principais anatomistas e antropólogas forenses do mundo, a morte é parte de sua profissão. Mas, muito além disso, um objeto de reflexão sobre a vida, uma forma diferente de olhar para o mundo e para os acontecimentos. Através do seu olhar, a morte ganha uma face interessante, curiosa e, até mesmo, gentil. Ossos do Ofício é o novo lançamento Crime Scene®, da DarkSide® Books, marca que busca trazer a leitoras e leitores a experiência de ser um investigador. Nessa obra, um verdadeiro mergulho no mundo da investigação forense, Sue Black nos conduz em um universo de esqueletos, mesas geladas de necrotérios, crimes misteriosos, pesquisas e viagens ao redor do mundo em busca de informações para a solução dos mais diversos e misteriosos casos. A rotina e as investigações realizadas pela antropóloga forense servem de escopo para um dos livros mais interessantes do gênero. Sue Black presenteia seus leitores com uma narrativa envolvente, percorrendo o caminho do esqueleto humano enquanto relaciona os conjuntos de ossos aos diversos casos que já vivenciou ao longo da carreira. Histórias fortes, tristes, por vezes até bastante pessoais, em relatos repletos de conhecimento da área e de amor pela profissão. Ossos do Ofício é uma obra essencial para os darksiders que desejam se aventurar pelo mundo das ciências forenses, onde poderão descobrir informações valiosas de uma das maiores profissionais da área que, além de tudo, ensinará que muito mais do que temida, a morte deve ser respeitada.

 

16. O telefone preto e outras histórias

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um fantasma que assombra o Teatro Rosebud e já viu todos os filmes que já entraram em cartaz; uma criança solitária que não consegue fazer amigos porque é o único menino inflável da cidade; um gafanhoto de dois metros e meio de altura, que faz todos em Calliphora tremerem ao ouvi-lo cantar; dois irmãos que constroem um forte de papelão com portas que levam a outros mundos; um menino trancado em um porão manchado com o sangue de meia dúzia de crianças assassinadas e um telefone antigo há muito desconectado… mas que toca a noite inteira, com ligações dos mortos. Inventivo, tenebroso e com histórias que vão de temas clássicos da literatura de horror até contos sobre mundos fantásticos, O telefone preto e outras histórias estabelece Joe Hill como um autor premiado, aclamado pela crítica e um dos “maiores escritores de ficção fantástica do século XXI”, como afirma o Washington Post.

 

(Visited 204 times, 1 visits today)
Rolar para cima