LANÇAMENTOS | Suspense, crime e mistério em abril

Compartilhe

 

Confira as dicas de lançamentos e novas edições selecionadas pelo Literatura Policial para este mês de abril.

LEIA TAMBÉM
LANÇAMENTOS | Suspense, crime, mistério e terror em março
40 livros de suspense e mistério para crianças
8 curiosidades sobre HP Lovecraft, o ícone do terror

 

1. A violoncelista

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Após uma cruzada incansável contra autoritários cleptocratas que assumiram o controle do Kremlin, um bilionário da Rússia é vítima de um assassinato. Quando a toxina mortal que causou seu envenenamento é encontrada na cena do crime, o MI6 acredita saber quem é o culpado. Mas Gabriel Allon não tem tanta certeza assim. Ele decide, então, embarcar em uma jornada perigosa por uma Europa assolada pela pandemia da Covid-19, onde vai conhecer uma musicista que pode ter respostas sobre o que realmente aconteceu. As descobertas de Allon o levarão a descobrir uma rede internacional secreta de dinheiro e influência que se infiltrou no coração da democracia ocidental e ameaça a estabilidade da ordem global. Sofisticado, provocativo e repleto de ação, A violoncelista constrói uma narrativa extremamente atual de esperança e advertência sobre o frágil poder da democracia. Entre tensões com o vingativo presidente da Rússia, espiões e o KGB, o novo thriller de Daniel Silva mostra mais uma vez sua genialidade.

 

2. A camareira

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Molly Gray tem dificuldade com interações sociais. Aos 25 anos, a jovem muitas vezes entende errado as intenções das outras pessoas, e sua avó costumava interpretar o mundo para ela, criando regras simples segundo as quais a neta poderia viver. Desde que a avó morreu, nove meses atrás, Molly tem navegado sozinha pelas complexidades da vida. Sua única alegria é ainda poder se dedicar com prazer ao emprego e realizar um trabalho impecável. Camareira do sofisticado Hotel Regency Grand, tem um amor obsessivo por limpeza e organização, o que a torna a pessoa ideal para o cargo. Certo dia, ao entrar na suíte do infame e riquíssimo Charles Black, a vida organizada de Molly vira de cabeça para baixo: além de encontrar os cômodos em completa desordem, a jovem se depara com nada menos que o próprio Sr. Black morto na cama. Antes mesmo que entenda o que está acontecendo, no entanto, seu comportamento incomum levanta suspeitas da polícia, e a camareira, acostumada a passar despercebida, logo se vê presa em uma teia de mentiras e mal-entendidos que não faz ideia de como desfazer. Felizmente para Molly, amigos que ela nunca soube que tinha se unem em busca de pistas sobre o que realmente aconteceu com o Sr. Black. Mas eles serão capazes de encontrar o assassino antes que seja tarde demais? Neste mistério que explora o que significa ser igual e ao mesmo tempo muito diferente de todos à sua volta, o leitor se vê em uma jornada emocionante, em que a verdade por trás de uma história nem sempre é absoluta. E quando as reviravoltas parecerem ter chegado ao fim, é melhor repensar: A camareira está pronta para surpreender.

x

3. O bebê de Rosemary

Compre o livro

SINOPSE – Rosemary Woodhouse parece ter, finalmente, realizado todos os seus sonhos. Casada com um jovem ator por quem é apaixonada, logo muda-se para um apartamento aristocrático no imponente e prestigiado edifício Bramford. O prédio, célebre pela arquitetura vitoriana e pelos residentes famosos, é um cenário idílico para emoldurar o nascimento de uma grande paixão. Um início perfeito para uma jovem romântica, que planeja se dedicar à família e às alegrias do lar. Poucos meses após a mudança, Rosemary é agraciada pela semente divina da vida. A felicidade transborda de seu corpo e o fruto de seu ventre é aguardado com entusiasmo pelo marido e pelos novos vizinhos. No entanto, o sol brilha por pouco tempo, e o universo melancólico e assustador vai ganhando forma e sufocando, pouco a pouco, a jovem mãe, o bebê e os leitores. Publicado em 1967, o romance de Ira Levin explora a atmosfera sombria dos clássicos góticos com uma trama moderna sobre bruxas e demônios que nos transporta para o conturbado Estados Unidos dos anos 1960 ― um momento histórico marcado não apenas pela explosão cultural e artística, mas também por assassinatos políticos, conflitos geracionais e uma incerteza generalizada sobre o futuro. Combinando gótico doméstico com paranoia urbana, o romance nos brinda com pesadelos vívidos, personagens deliciosamente macabros e a mais fina ironia. Adaptado para as telas em 1968, O Bebê de Rosemary permanece até hoje um marco literário e cinematográfico.

 

4. Morra por mim

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Morra por mim é uma história mordaz sobre amor e obsessão ― conforme a ação se aproxima de seu desfecho avassalador, Eve e Villanelle terão que aprender a confiar uma na outra antes que suas diferenças as destruam. A perseguição entre as duas adversárias letais aparentemente acabou. No entanto, os sentimentos que se desenvolveram entre Eve e Villanelle ― tão sofisticados quanto mortais ― estão longe de terminar. Neste romance que encerra a trilogia, Villanelle busca enfrentar os demônios de sua infância e o inverno russo, e Eve se vê fugindo dos Doze, que a querem morta a qualquer custo. Em meio a uma história que vai de Londres a São Petersburgo, Eve e Villanelle, enfim, admitem sua mútua obsessão erótica, num jogo perigoso que se aproxima de uma conclusão letal. Com uma narrativa elegante e precisa, Morra por mim é um desfecho brutal e frenético para a série de Luke Jennings.

x

5. Medicina Macabra 3

Compre o livro

SINOPSE – A obra cuidadosamente escrita e pesquisada pelos gêmeos microbiologistas David e Barry Zimmerman traz informações completas e de fácil entendimento para abordar a origem das doenças, o nascimento dos germes e segue o desenvolvimento do pensamento humano voltado para a prevenção e a cura de doenças, desde a bruxaria até as drogas milagrosas, doenças bacterianas, hemorrágicas, parasitárias e muitas outras que arrasaram nações em desenvolvimento e continuam a fazê-lo. Um capítulo também é dedicado ao bioterrorismo, onde o perigo das bactérias é intencionalmente utilizado para prejudicar nações. A edição brasileira, revisada considerando o momento que atravessamos, conta ainda com um texto de Romeu Martins sobre epidemias na literatura, uma galeria de filmes especialmente selecionados para os leitores macabros e ainda “O Baile da Morte Vermelha”, conto clássico de Edgar Allan Poe sobre confinamento e loucura.

 

6. O enigma de Sofia

Compre o livro

SINOPSE – A paz de um pacato vilarejo é quebrada por uma série de assassinatos. Alguns habitantes acima de qualquer suspeita passam a ser olhados com desconfiança por Valadares, um astuto delegado que usa conceitos da filosofia para desvendar cada um dos intrincados mistérios da cidade. Nada escapa à sua percepção aguçada. A narrativa de O enigma de Sofia, temperada com sutis pitadas de humor, tem como pano de fundo as profundas transformações econômicas e sociais dos anos 1960 e acompanha as consequências dessas mudanças nos dias atuais. Esta é uma história sensível, que descreve com profundidade as características marcantes de cada uma de suas personagens e desenvolve, entre elas, sentimentos de amor, amizade, solidariedade, inveja, vingança e cobiça. Cada capítulo se reveste de enredos instigantes, capazes de criar expectativas e tirar o fôlego do leitor até que se descubra: afinal, o que aconteceu com Sofia?

 

7. Carmilla

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Em 1872, praticamente duas décadas antes do seu conterrâneo Bram Stoker nos fascinar com Drácula, o autor irlandês Sheridan Le Fanu, muitas vezes comparado ao mestre Edgar Allan Poe, publicou uma intrigante história vampírica com toques de ocultismo. Potente em sua concisão e com duas protagonistas femininas habilmente delineadas, a novela Carmilla viria a se tornar umas das contribuições mais marcantes da literatura vitoriana de horror. A arte exuberante da ilustradora italiana Isabella Mazzanti convida uma nova geração de leitoras e leitores a mergulhar na atmosfera da trama, onde medo e desejo se sobrepõem. A tradução de Enéias Tavares, que também assina a apresentação da obra, traz o texto integral revestido de precisão e lirismo. Apresentando uma das primeiras grandes vampiras da ficção em prosa de horror, Carmilla não só inspirou narrativas posteriores como Drácula, de Bram Stoker, como continuou exercendo seu fascínio pelos séculos seguintes, em releituras literárias e adaptações cinematográficas.

 

8. Você não está sozinha

Compre o livro

SINOPSE – Faith Finley tem a vida perfeita. É uma psicóloga talentosa com uma carreira em ascensão, autora do best-seller Recomeçar: a vida após o abuso e apresentadora do famoso programa de rádio Você não está sozinha, com a Dra. Faith Finley, em que ajuda mulheres que foram vítimas de abuso a escapar de seus agressores. E ainda tem um casamento digno de contos de fadas com Liam Finley, que não só é um respeitado crítico gastronômico como também um homem bem-humorado e amoroso. Sua paz é abalada quando um antigo paciente reaparece fazendo acusações que a opinião pública não demora a abraçar. Ainda assim, ela tem um livro novo a lançar e pacientes a tratar. Faith espera que a poeira baixe e que os jornais parem de procurá-la para que com o tempo as coisas voltem a ganhar uma aura de normalidade. Mas não é isso que acontece. A vida de Faith sai dos trilhos na noite de lançamento de seu mais novo livro. A noite em que tudo dá errado. Um acidente acontece, Liam desaparece sem deixar rastros, e a polícia suspeita de tudo que Faith diz. Ou ela está escondendo alguma coisa ou está ficando louca. Então bilhetes começam a chegar. Recortes de páginas de seu livro com conselhos para as mulheres. “Proteja sua nova casa: Considere colocar novas trancas em janelas e portas.” Conforme as ameaças se acumulam, as dúvidas por trás do desaparecimento de Liam se intensificam. Faith corre perigo, e sua vida depende das respostas para esses mistérios.

 

9. As crianças daquele verão

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Essa agente do FBI já viu de tudo, mas certamente nada parecido com isso… Quando a agente Mercedes Ramirez chega em casa, encontra uma cena assustadora: um garotinho coberto de sangue na sua varanda, agarrando um urso de pelúcia como se sua vida dependesse disso. Ela não tinha ideia de que aquele era só o começo de um dos casos mais difíceis de sua arreira. Segundo o garoto, um anjo havia assassinado seus pais, levando-o até Mercedes para que ela mantivesse a salvo. Mas os pais dele não foram simplesmente mortos, e sim massacrados. Não será a última vez que a polícia encontrará uma cena do crime como aquela, já que o “anjo vingador” está fazendo justiça com as próprias mãos… e sua missão parece longe de acabar. Uma por uma, mais crianças chegam à porta de Mercedes, todas com a mesma história de terror. Cada uma delas é sobrevivente não apenas de um massacre, mas também possui histórico de traumas em um lar abusivo. E cada uma delas faz com que Mercedes se lembre de suas próprias cicatrizes.

x

10. Sete anos de escuridão

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Sowon é um jovem órfão que vive como nômade pela Coreia do Sul. Seu maior desejo é se ver livre de um passado devastador: há sete anos, seu pai, Choi Hyonsu, foi acusado de cometer uma série de assassinatos. Rotulado como “o filho do psicopata”, Sowon parece fadado a pagar pelos crimes do pai infinitamente. Um dia, contudo, o rapaz recebe um manuscrito anônimo, contendo a decifração da tragédia que emoldurou sua vida.

x

11. Nunca

Compre o livro/e-book

SINOPSE – No deserto do Saara, dois agentes de inteligência de elite – um francês e uma americana – arriscam a própria vida enquanto seguem o rastro de um poderoso grupo de extremistas. Na China, um alto funcionário do governo tenta resistir aos comunistas da velha guarda, que podem estar empurrando o país – e seu aliado militar próximo, a Coreia do Norte – para um caminho sem volta. Do outro lado do mundo, a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos faz de tudo para lidar diplomaticamente com ataques estrangeiros, comércio ilegal de armas e campanhas de difamação de um adversário populista. Mas, à medida que pequenos atos de violência se sucedem e começam a ganhar escala, o início de uma nova guerra mundial parece uma certeza. E quando as grandes potências se enredam cada vez mais em uma complexa rede de alianças, a pergunta que se impõe é: quem será capaz de deter o inevitável?

x

12. Fim de jogo (Boneco de pano – Livro 3)

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um quarto trancado. Um cadáver. Um segredo comprometedor. O suposto suicídio do policial aposentado Finlay Shaw tira o controverso detetive William Fawkes, conhecido por todos como Wolf, de seu isolamento autoimposto. Enquanto tenta se defender de uma condenação pelos crimes praticados durante o caso Boneco de Pano, Wolf se lança numa corrida contra o tempo para chegar à verdade sobre a morte do amigo. Mal sabe ele que está lidando com questões do passado do policial aposentado que ameaçam pessoas poderosas dentro da própria corporação. Apenas uma força-tarefa unida pelos laços de amizade com Finlay será capaz de solucionar o mistério. Isso se seus integrantes chegarem vivos ao final…

x

13. Lázaro

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Quando o detetive Joona Linna sai da prisão e volta à ativa, um misterioso homem começa a assassinar criminosos por toda a Europa. A polícia reluta em iniciar uma investigação, mas Joona começa a desconfiar de que essas mortes servem a um propósito muito mais sombrio e complexo. Ao descobrir que duas vítimas têm conexões com ele, fica claro que alguém está tentando lhe enviar algum tipo de mensagem. Joona recorre então à policial Saga Bauer: se o palpite dele estiver correto, ela é uma das poucas pessoas que conseguirão entrar na mente do assassino. Mas Saga está lutando contra seus próprios demônios ― e o assassino sabe exatamente como usá-los a seu favor. Ele continua a atacar impunemente, e ninguém, ao que parece, está a salvo. Quando começa a mirar nas pessoas mais próximas de Saga e Joona, fica claro que eles terão de confrontar um fantasma do passado ― o mais aterrorizante deles. Em Lázaro, a ação nunca para, da primeira à última página. Lars Kepler nos conduz em uma trama com constantes reviravoltas, surpresas e horror.

x

14. Em um porão escuro

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Uma jovem e uma criança foram encontradas em um porão, trancadas e já quase sem vida. Ninguém sabe quem são — a mulher não consegue falar, e não há registros de desaparecidos que coincidam com o perfil delas. O proprietário da casa, o velho e excêntrico sr. Harper, jura nunca ter visto essas pessoas antes. Os moradores daquela pacata rua de Oxford estão em choque. Como uma coisa dessas pode ter acontecido bem diante do nariz deles? Mas o detetive Adam Fawley sabe que nada é impossível e que ninguém é tão inocente quanto parece. “Em um porão escuro” é um thriller alucinante e profundamente perturbador sobre segredos enterrados por muito tempo e monstros que se escondem à vista de todos. Você não vai conseguir parar de ler até que o mistério seja revelado.

x

15. Madame Tussaud: a pequena colecionadora de corpos

Compre o livro

SINOPSE – Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos nos apresenta à vida de Anne Marie Grosholtz desde sua infância na Suíça até a consagração como Madame Tussaud, a rainha das estátuas de cera em Paris e Versalhes. Anne Marie começou sua inusitada trajetória de sucesso como aprendiz de um médico suíço, a quem posteriormente acompanharia como criada em Paris. Das sombras de uma vida de penúria à opulência da corte do Rei Luís XVI, a pequena Anne Marie transformou seu talento com a cera em uma história de vida extraordinária e nos deixou um genuíno legado cultural.

X

16. A dama e a criatura

Compre o livro

SINOPSE – Em A Dama e a Criatura, a roteirista e produtora Mallory O’Meara une os fragmentos da história de Milicent Patrick para colocar a artista em seu lugar de direito: o de pioneira na indústria cinematográfica de horror. A vida de Milicent foi moldada, em parte, por monstros reais e os obstáculos postos em seu caminho por uma cultura patriarcal, mas sua criação sobreviveu a gerações — a Criatura ainda é um dos mais bem-projetados e reconhecidos monstros da história do cinema, e foi homenageada por artistas como Guillermo del Toro no filme ganhador de quatro Oscar, A Forma da Água. Repleto de detalhes fascinantes, humor bastante afiado e pesquisa incomparável, A Dama e a Criatura entrelaça a vida de Milicent Patrick com a da própria autora, duas mulheres separadas por décadas, mas unidas pelas tragédias e triunfos de trabalhar em Hollywood, para expor as pequenas e lentas mudanças que se sucederam em quase 70 anos.

(Visited 265 times, 1 visits today)
Rolar para cima