Conhecendo a maravilhosa Biblioteca de Celso na Turquia

Compartilhe

Uma cidade construída no século X a.C. Esta é Éfeso, tesouro da humanidade situado na Turquia. Caminhar pelas ruínas dessa cidade antiga, ocupada primeiro por gregos e depois romanos, é uma experiência única e mística.

LEIA MAIS
TOP 8 | Oito restaurantes literários pelo mundo
5 curiosidades sobre a livraria Lello, a joia do porto
Conheça o restaurante dedicado à Miss Marple

Na era romana, Éfeso foi a segunda maior cidade do mundo, abrigando cerca de 250 mil pessoas. Sua importância estava associada ao porto, que transformou a região em um centro comercial, bem como um lugar com escolas filosóficas, palácios romanos, templos e um teatro estonteante.

 

Uma das construções mais fantásticas de Éfeso é, sem dúvida, a maravilhosa Biblioteca de Celso. Construída em homenagem ao antigo senador romano Tiberius Julius Celsus, esta biblioteca é um dos destinos mais mágicos para quem ama literatura. O fato de terem restado apenas as ruínas não diminui a grandeza do lugar, nos fazendo imaginar como era importante para essas pessoas estarem conectadas com a sabedoria.

A biblioteca foi finalizada pelo filho de Celso em 135 d.C. Ficava no coração da cidade, decorada com estátuas, colunas e fachadas decorativas. Tinha três portas de entrada com uma janela acima e guardava 12 mil pergaminhos. As estátuas que recebiam os habitantes da cidade eram associadas à sabedoria, inteligência, conhecimento e virtude.

 

Infelizmente todos os pergaminhos da Biblioteca de Celso foram destruídos em um incêndio que aconteceu no ano de 262, restando apenas a fachada do prédio. Tempos depois, nem a fachada sobreviveu após um terremoto atingir a cidade. Ela seria restaurada apenas nas décadas de 1960 e 1970, apoiada por seus pares de colunas deslumbrantes

Se Éfeso foi um importante centro comercial e religioso no passado, conectando povos e regiões, hoje ela permanece grandiosa, sem dúvida um dos grandes legados da humanidade. E a biblioteca pública da cidade não fica atrás. Ela é certamente uma das obras mais impressionantes do Império Romano.

 

Veja as imagens no vídeo

Inscreva-se no canal

 

DICA DE LEITURA

Título: Ancient Ephesus: The History and Legacy of One of Antiquity’s Greatest Cities (English Edition)
Autor: Charles River Editors
Páginas: 80
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Embora não seja mais tão lembrada como era há milhares de anos, uma das cidades mais importantes do mundo antigo era Éfeso, uma cidade que remonta a quase 3.000 anos e pode reivindicar o Templo de Ártemis, um dos as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Além disso, enquanto Esparta e Atenas eram frequentemente os centros de poder na Grécia antiga, Éfeso, localizada na atual Turquia, na costa da Jônia, era uma parte instrumental da Liga Jônica, que detinha o poder por um período substancial de tempo antes do Era Clássica. Graças à sua localização estratégica, Éfeso era uma cidade importante, independentemente de quem controlava a região. De fato, embora muitos de seus edifícios mais famosos tenham sido concluídos em 500 aC, a cidade floresceu depois que se tornou parte dos domínios de Roma, e os romanos respeitaram tanto a cultura que continuaram permitindo que Éfeso usasse moedas originais. Por sua vez, à medida que o Império Romano do Ocidente se dissolveu e o Império Romano do Oriente e o Império Bizantino mantiveram o controle da área, Éfeso tornou-se um importante centro religioso. Além de um santuário inspirado pela Virgem Maria, Éfeso foi mencionado repetidamente na Bíblia, inclusive nas Revelações do Novo Testamento, e São Paulo até escreveu algumas das epístolas em Éfeso. Ancient Ephesus: The History and Legacy of One of Antiquity’s Greatest Cities analisa a cidade influente e a forma como ela floresceu durante séculos. Juntamente com fotos que retratam pessoas, lugares e eventos importantes, você aprenderá sobre Éfeso como nunca antes.

(Visited 588 times, 1 visits today)
Rolar para cima