Bette Midler revelou em entrevista à revista Variety que rejeitou um dos papéis mais icônicos do cinema, o de Annie Wilkes no filme Misery, de 1990. O motivo? Ela ficou horrorizada com as ações da personagem.
LEIA MAIS
Cinco curiosidades sobre o filme Misery, Louca Obsessão
STEPHEN KING | 10 clássicos para conhecer a obra
TOP 5 | Adaptações imperdíveis de Stephen King
Segundo a atriz, a personagem “não era tão engraçada e não tinha qualidades de redenção”. Ela acrescentou que algumas partes do papel eram demais para ela lidar – especificamente os atos horríveis que Wilkes cometeu com o escritor.
Misery é um filme de suspense psicológico americano lançado em 1990, dirigido por Rob Reiner e baseado no livro de mesmo nome de Stephen King. O filme é estrelado por James Caan como o escritor de sucesso Paul Sheldon e Kathy Bates como sua fã obcecada, Annie Wilkes.
A história começa quando Paul Sheldon sofre um acidente de carro em uma área isolada do Colorado. Ele é resgatado por Annie Wilkes, uma enfermeira que se apresenta como sua “fã número um” e o leva para sua casa para cuidar dele. No entanto, quando Annie descobre que no último livro de Paul ele matou sua personagem favorita, ela fica furiosa e começa a agir de forma cada vez mais estranha e violenta.
Paul percebe que está sendo mantido em cativeiro por Annie, que o obriga a reescrever o final do livro de acordo com suas próprias ideias. Ele tenta escapar várias vezes, mas é impedido por Annie, que usa sua habilidade como enfermeira para mantê-lo sob controle. O filme culmina em um confronto tenso e emocionante entre Paul e Annie.
“Misery” foi aclamado pela crítica e foi um sucesso comercial. Kathy Bates acabou aceitando o papel de Annie Wilkes e ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1991 por sua atuação. Hoje o filme é considerado um dos melhores exemplos do gênero de terror psicológico, uma história intensa e angustiante sobre obsessão e controle, e uma adaptação fiel e emocionante à história de Stephen King.
Encontre livros e e-books de Stephen King
(Imagens: Divulgação)
SOBRE O LIVRO
Título: Misery
Autor: Stephen King
Tradução: Elton Mesquita
Páginas: 328
Editora: Suma
Compre o livro/e-book
SINOPSE – Paul Sheldon é um escritor famoso, reconhecido por uma série de best-sellers protagonizados pela mesma personagem: Misery Chastain. Annie Wilkes é uma enfermeira aposentada, leitora voraz e obcecada pela história de Misery. Quando Paul sofre um acidente de carro em uma nevasca, ele é resgatado justamente por Annie, e esse encontro entre fã e autor é o ponto de partida de uma das tramas mais aterrorizantes de Stephen King. Insatisfeita com o final do último livro da série, a fã isola o autor debilitado em um quarto em sua casa. Com torturas, ameaças e uma vigilância persistente, ela faz de tudo para obrigá-lo a reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Considerada uma das vilãs mais assustadoras e complexas do universo King e interpretada por Kathy Bates no filme que se tornou um clássico, Annie Wilkes é a figura que faz de Misery um livro essencial.
Ana Paula Laux é jornalista e trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]