Rudolph Fisher: um pioneiro da literatura de mistério

Compartilhe

 

Nascido em 1897, Rudolph Fisher foi considerado uma das principais vozes do Renascimento do Harlem, movimento cultural e intelectual entre os afro-americanos na cidade de Nova York durante as décadas de 1920 e 1930.

LEIA MAIS
Encontre livros em promoção na loja do Literatura Policial
5 dicas de romances policiais escritos por autores negros
TOP 5 | Cinco dicas para quem quer ler mais livros

Obra inédita no Brasil, A Morte do Adivinho foi publicada em 1932 e chega agora pela coleção Clube do Crime da editora Harper Collins. Este é considerado um dos primeiros romances policiais escritos por um autor afro-americano, com uma história que combina mistério, folclore afro-americano, crenças populares e observações da vida no Harlem da década de 1930.

A trama aborda a investigação do assassinato de um rico afro-americano chamado N’Gana Frimbo. Conhecido na comunidade como um “homem mágico” ou adivinho, ele é encontrado morto em seu apartamento, levando a polícia a interrogar os suspeitos que tiveram contato com a vítima.

Os personagens retratam a diversidade da comunidade afro-americana da época, incluindo um detetive amador, um médico e um ferroviário; suas histórias lançam luz sobre a dinâmica social e cultural do Harlem durante a década de 1930, registrando imagens, sons e nuances.

O médico afro-americano é o protagonista da história, usando suas habilidades analíticas e conhecimento da psicologia para auxiliar na solução do mistério. Tal qual Auguste Dupin, ele se mostra eficiente em ajudar com seus talentos de detetive.

O pioneirismo de Fisher não se limita ao campo literário. Ele foi um dos primeiros médicos afro-americanos a ser licenciado no estado de Nova York, e também era conhecido pelas habilidades como pianista e compositor de jazz.

Seus trabalhos incluem romances, contos e ensaios que foram publicados em importantes revistas literárias da época, mas infelizmente sua vida foi interrompida quando ele morreu aos 37 anos de pneumonia, deixando para trás um legado de contribuições literárias e musicais.

É gratificante ver a obra de Rudolph Fisher ser resgatada, permitindo que seja apreciada pelos leitores depois de tanto tempo e para que possamos descobrir tanto sua história quanto a importância de sua contribuição para a literatura.

* Livro enviado ao site pela editora Harper Collins

Livros e e-books de suspense e mistério

 

SOBRE O LIVRO

Título: A morte do adivinho
Autor: Rudolph Fisher
Tradução: João Souza
Páginas: 304
Editora: Harper Collins
Compre o livro/e-book

SINOPSE – O corpo de N’Gana Frimbo, peculiar adivinho do Harlem, é encontrado sem vida na sua sala de consulta. Para investigar o caso, não há ninguém melhor que Perry Dart, um dos mais famosos detetives da região, e o dr. Archer, o médico que mora do outro lado da rua. Os principais suspeitos são Bubber Brown e Jinx Jenkins, jovens que só querem fugir da mira da dupla. Agora, sua única saída se torna iniciar as próprias buscas paralelas, mas nem eles nem Dart e Archer esperavam o que viria a seguir. Essa edição do Clube do Crime, coleção que resgata clássicos inéditos ou pouco conhecidos de suspense e mistério, traz uma obra originalmente publicada em 1932, inédita no Brasil, de um dos principais autores do Renascimento do Harlem, Rudolph Fisher. Com posfácio de Stefano Volp, essa é uma narrativa que mescla um suspense genial, misticismo e um humor satírico aguçado e resulta em reviravoltas imperdíveis para os amantes de mistério.

(Visited 325 times, 1 visits today)
Rolar para cima