O Pecado de Christine, de Benjamin Black

benja

Por Leila Gonçalves – Lançado em 2007, “O Pecado de Christine” é o romance de estreia de Benjamin Black, pseudônimo do prestigiado escritor John Banville, que no melhor estilo noir, revela o lado espúrio da fria e nebulosa Dublin na década de cinquenta.

Com seu estilo elegante, ele escolheu a dedo o protagonista. Garrett Quirke é um médico patologista e detetive por acaso, com um passado tumultuado que ele tenta esquecer, afogando-se no trabalho ou numa garrafa de whisky. Melancólico e solitário, ele terá sua vida autopsiada em trezentas e tantas páginas, trazendo à luz fatos e segredos perturbadores como sua adoção por um conceituado juiz ou seu casamento precocemente interrompido pela morte da esposa.

A história começa de madrugada num necrotério, quando ele flagra seu irmão adotivo, o ginecologista Mallach Green, adulterando a causa da morte de uma bela jovem. Intrigado, ele não demora a descobrir que ao invés de embolia pulmonar como consta no laudo, Christine Falls morreu de complicações no parto. Afinal, onde está a criança? Mallach pretendia encobrir um erro médico ou a identidade do pai?

x

christine“O tempo é o oposto do espaço. No espaço, tudo fica mais difuso quanto mais a gente se afasta. Com o tempo é diferente, tudo se torna mais nítido.”

x

Abordando o preconceito entre católicos e protestantes, o livro apresenta uma conspiração internacional envolvendo o tráfico de bebês, aliás, a gravidez indesejada num país extremamente religioso como a Irlanda foi um grave problema na época. Inspirado em fatos reais, esse assunto também serviu de tema para o conhecido livro “Philomena”, de Max Sixmith, que foi adaptado para o cinema com Judi Dench no papel principal.

Admirador dos “romances durs” de Simenon, Black é mais espontâneo e possui estilo, conteúdo e aspirações diferentes de Banville que confessa escrever com maior prazer e agilidade o gênero policial. Contudo, em nenhum momento ele abandona a preciosidade de suas metáforas ou a exímia construção de ambientes e personagens. Finalmente, não espere por uma história fácil ou um final feliz. Se é mero entretenimento que você procura, esqueça “O Pecado de Christine”.

x

christineTítulo: O Pecado de Christine
Autor: Benjamin Black
Páginas: 364
Editora: Rocco
Este livro no Skoob

SINOPSE – Não eram os mortos que pareciam sinistros para o médico patologista Quirke, mas sim os vivos. Quando ele entrou no necrotério muito depois da meia noite e viu seu irmão adotivo Malachy Griffin ali, sentiu um arrepio na coluna vertebral que se provaria profético, um tremor de problemas futuros. Este é o ponto de partida de O Pecado de Christine, primeiro de uma série de romances policiais escrito por Benjamin Black, pseudônimo do premiado escritor irlandês John Banville.

(Imagens: thedailybeast.com)

LEILA DE CARVALHO E GONÇALVES - Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos 
pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. 
Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e 
vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.

 

Compartilhe aqui!
  • 17
    Shares

Leila de Carvalho e Goncalves

Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.