A literatura policial na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
DIAS DE CRIME, SUSPENSE E MISTÉRIO – Nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, a editora Libretos e a Câmara Riograndense do Livro (CRL) promoveram um encontro especial para os fãs de romances policiais. Na sexta-feira, 4, aconteceu a mesa “Literatura policial, um gênero que se renova”, com as participações dos escritores Antonio D. Cattani e Tailor Diniz, e ainda do colunista do literaturapolicial.com, Rogério Christofoletti. O encontro foi na sala leste do centro Santander Cultural.
Os debatedores conversaram sobre romances de crime, suspense e mistério sob várias perspectivas. Rogério Christofoletti focou nos motivos que justificam a falta de uma cena policial brasileira na literatura. O escritor gaúcho Tailor Diniz, finalista do Prêmio Açorianos de literatura com o romance policial Mistério no Centro Histórico, falou sobre suas publicações e como os livros de autores policiais nacionais ainda enfrentam resistência por parte dos leitores.
“O mercado editorial brasileiro ainda é bastante pequeno.
Apenas 7% dos livros vendidos em 2015 eram de ficção”
(Rogério Christofoletti)
x
Antônio Cattani, autor de “L. novela de mistério”, incentivou um debate sobre a qualidade literária dos romances policiais nos dias de hoje e falou criticamente sobre o fenômeno do scandi-noir, os suspenses da Escandinávia que conquistaram o mundo com nomes como Stieg Larsson, Henning Mankell e Jo Nesbo.
Do lado de fora do centro cultural, o fã de livros de mistério também tinha motivos para se divertir. Várias bancas de livrarias e sebos vendiam uma diversidade de títulos do gênero, como exemplares da popular coleção Altaya de Agatha Christie, além de obras de PD James, Arthur Conan Doyle, Jo Nesbo, Stephen King e vários outros.
A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece até 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no centro histórico da cidade. Clique aqui para acessar a programação oficial.
Confira todas as fotos da mesa literária do dia 4/11 no Facebook
Share this content:

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]
5 comments