Mestre dos thrillers psicológicos, a escritora Patricia Highsmith morreu em 4 de fevereiro de 1995 em Locarno, na Suíça. Ela escreveu 22 romances e 8 livros de contos em cinco décadas de carreira.
Natural do Texas, Patricia era filha de artistas. Sempre teve uma relação difícil com a mãe, chegando a morar por um ano com a avó quando tinha 12 anos. Formou-se em 1942 em composição, dramaturgia e prosa de contos em inglês e, em 1950, publicou o primeiro livro, Strangers on a Train.
Sua série mais famosa é com Tom Ripley, um anti-herói presente em cinco livros. Conhecido como um notório trapaceiro, Ripley sempre consegue sair das situações mais complicadas após cometer roubos e crimes. O primeiro livro da série, O Talentoso Ripley, foi publicado em 1955. Há várias adaptações para o cinema dessa obra, entre elas a de 1960 com Alain Delon e a de 1999 com Matt Damon.
Lidando com a depressão e solidão durante toda a vida, Patricia refletia suas impressões de vida nos livros. Alguns de seus melhores companheiros eram os gatos.
Patricia Highsmith também teve várias obras adaptadas para o cinema, como Strangers on a Train, adaptado por Alfred Hitchcock com o título de Pacto Sinistro, e mais recentemente Carol, adaptação de The Price of Salt com Cate Blanchett e Rooney Mara.
Encontre e-books e livros de Patricia Highsmith
[Fontes: Wikipedia – Imagem: Getty Images]
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]