Financiamento coletivo busca publicar romance de mistério ainda inédito no Brasil

Compartilhe

 

Apoie este financiamento coletivo no Catarse

Por meio de um financiamento coletivo, iniciado em março de 2021, a Laboralivros quer publicar a tradução do livro de mistério “A filha de Hagar, uma história sulista de preconceito de castas”. A obra, segundo livro da norte-americana Pauline E. Hopkins foi publicada em capítulos, na revista The Colored American Magazine, entre 1901 e 1902, e nunca teve uma versão brasileira.

O romance tem como pano de fundo a Guerra Civil dos Estados Unidos, e conta a história de segredos familiares que resultam em uma série de crimes. Vênus Johnson, uma jovem negra que trabalha como criada na sociedade norte-americana do século XIX, veste-se de homem para investigar esses mistérios. A heroína, que tem um arco próprio em meio à narrativa de crimes, é considerada a primeira mulher detetive negra da literatura de mistério produzida nos Estados Unidos.

Em meio a uma trama recheada de surpresas e reviravoltas, Hopkins demonstra porque era conhecida como uma proeminente escritora, jornalista, historiadora e editora. Por meio do enredo de “A filha de Hagar”, um romance de mistério com toques góticos e boas doses de História, a autora explora temas sociais e raciais pertinentes à sua época – pioneirismo pelo qual é reconhecida.

 

A autora

Pauline Elizabeth Hopkins nasceu em Portland, no Maine, em 1859. Sua família, no entanto, se estabeleceu em Boston, em Massachusetts – local de produção de parte significativa de seu trabalho.

Seu primeiro romance, “Forças contendentes: Um romance ilustrativo da vida negra norte e sul”, foi publicado em 1900. No mesmo ano, Hopkins publicou o conto “Talma Gordon”, conhecido como a primeira história de mistério afro-americana. Depois vieram três folhetins, incluindo “A filha de Haggar” – todos publicados pela The Colored American Magazine, jornal literário do qual foi editora por quatro anos.

Suas obras, dos romances, aos contos e às peças, sempre abordaram a história negra, a discriminação racial, a violência do pós-Guerra de Secessão, e o papel das mulheres na sociedade. Seu trabalho foi notado por outros escritores da época, como Charles W. Chesnutt, Paul Laurence Dunbar e Sutton E. Griggs.

Hopkins faleceu em 1930, considerada uma prolífica escritora, uma editora de renome da primeira década do século XX, e uma intelectual ativa na comunidade negra norte-americana.

 

Conheça a coleção

A publicação integra a coleção “Senhora Detetive” da Laboralivros. O projeto busca resgatar autoras e personagens da literatura de mistério do século XIX e início do XX. “Muitas foram sendo esquecidas com o passar do tempo, porque não tiveram seus livros republicados. Muitas obras rivalizariam facilmente com clássicos como ‘Sherlock Holmes’”, afirma Lua Bueno, co-fundadora da Labora e editora do projeto.

A campanha no Catarse, disponível até 30 de abril, conta com uma série de recompensas para os apoiadores. Da versão capa dura da obra, passando por marcadores de página-magnéticos, bolsa estampada, buttons e adesivos, há pacotes de recompensa que contam até mesmo um relicário vintage.

Apoie o financiamento coletivo aqui

 

(Visited 101 times, 1 visits today)
Rolar para cima