De Agatha Christie a Clarice: 20 biografias essenciais de escritores

Compartilhe

 

A literatura é repleta de talentosos e influentes escritores que deixaram um legado duradouro em suas obras. Conhecer a vida e o trabalho desses escritores é uma maneira de mergulhar no mundo da literatura e entender as influências e experiências que moldaram suas obras.

LEIA MAIS
Doze biografias para quem ama livros de suspense e mistério
Todos os livros de Agatha Christie em ordem de publicação
Encontre livros até 20 reais na loja do Literatura Policial

Neste post, você vai descobrir 20 biografias de escritores famosos que abrangem diferentes estilos literários e períodos históricos.

 

1. Uma autobiografia: Agatha Christie

Compre aqui

SINOPSE – Apesar de ter tornado seus personagens Hercule Poirot e Miss Marple conhecidos por milhões de leitores ao redor do mundo, Agatha Christie morreu mantendo sua vida pessoal escondida do público. Até que, após sua morte, o silêncio foi finalmente quebrado com a publicação de Uma autobiografia, obra que ela escreveu ao longo dos anos. Desde a infância, passando pelos dois casamentos e o serviço voluntário na Segunda Guerra Mundial, a Rainha do Crime retrata, em seu estilo único, os momentos mais importantes da trajetória fenomenal que a consagrou como autora de alguns dos livros mais vendidos em toda a história.

 

2. Pessoa: uma biografia

Compre aqui

SINOPSE – Se levássemos em conta todos os personagens fictícios que povoaram a mente de Fernando Pessoa, o número ultrapassaria a marca dos cem nomes. Ainda que três deles ― Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos ― tenham se destacado como seus heterônimos mais prolíficos e celebrados, esse dado revela a intensa vida interior de um poeta que foi regido por uma imaginação pulsante e irrefreável. Ao longo de mais de três décadas, Richard Zenith se notabilizou como um dos mais respeitados especialistas na obra do autor de Mensagem. Em Pessoa: uma biografia, o norte-americano radicado em Lisboa empreende uma pesquisa monumental nos mais de 25 mil papéis deixados pelo poeta, combinando prosa saborosa e vasta erudição. Finalista do prêmio Pulitzer 2022 e eleito um dos melhores livros do ano por publicações como The New York TimesThe SpectatorThe NewStatesmanKirkus Reviews e Publishers WeeklyPessoa: uma biografia é um tour de force da história cultural e das biografias literárias. Uma verdadeira obra-prima.

 

3. Mulheres extraordinárias

Compre aqui

SINOPSE – Mary Wollstonecraft e Mary Shelley nunca se conheceram de fato. Ainda assim, suas histórias estão inevitavelmente entrelaçadas por escolhas, sonhos e tragédias curiosamente similares. Ambas se tornaram escritoras famosas. Apaixonaram-se por homens geniais e impossíveis. Foram mães solteiras, com filhos fora do casamento. Viveram em exílio. Lutaram por uma posição na sociedade. Desafiaram os costumes da época. E eram mãe e filha. De um lado, a autora de Reivindicação dos Direitos da Mulher, uma das obras fundadoras do feminismo, que denunciou a exclusão das mulheres aos direitos básicos no século 18. De outro, a criadora de Frankenstein, verdadeiro ícone do terror ― e primeiro livro a ser lançado na coleção Medo Clássico da DarkSide® Books. Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura, biografia premiada assinada pela poeta e biógrafa Charlotte Gordon, enreda as vidas de Wollstonecraft e Shelley em uma verdadeira jornada entre gerações visionárias: duas mulheres que, embora tenham vivido poucos dias na companhia uma da outra ― Wollstonecraft morreu dez dias depois de dar à luz, de febre puerperal ―, compartilham um legado literário transformador. Por anos, estudiosos subestimaram o impacto de Wollstonecraft sobre Shelley; vistas como figuras desvinculadas que representavam filosofias e movimentos literários diferentes, parecia improvável que qualquer elo além da maternidade pudesse sequer existir. Neste livro, Charlotte Gordon revela como a influência de Wollstonecraft sobre a filha foi, na verdade, extremamente profunda. Shelley, que cresceu lendo e relendo os livros da mãe, nutriu o desejo de se tornar alguém e criar uma obra própria. Wollstonecraft, por sua vez, destinou boa parte de seu trabalho para a geração seguinte, visando um mundo mais justo e igualitário. Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura mostra como Wollstonecraft e Shelley ― vozes muito à frente de seu tempo ― permanecem exemplos para quem luta contra as injustiças de gênero de uma sociedade marcada pelo patriarcado. Envolvente e esclarecedor, o livro descortina duas vidas que deixaram como legado, sobretudo, a mensagem de resistência feminina. O livro é mais uma obra de não ficção a integrar a coleção DarkLove, a marca da DarkSide® Books especialmente pensada para corações românticos e valentes.

 

4. Clarice

Compre o livro

SINOPSE – Este livro, lançado originalmente em 2009, deu aos brasileiros uma nova imagem de Clarice Lispector e consagrou sua obra no exterior. Se hoje Clarice é uma figura mítica das letras brasileiras – bela, misteriosa e brilhante -, sua vida foi recheada de percalços que a tornam mais complexa do que mostra a imagem oficial. Ao empreender uma síntese inédita entre vida e obra de uma autora clássica, Benjamin Moser deu uma contribuição de extrema importância para a cultura brasileira.

 

5. Arendt: Entre o amor e o mal

Compre aqui

SINOPSE – A vida de Hannah Arendt se estende por um período imprescindível na história do mundo ocidental, que abrange não apenas a ascensão do regime nazista e as crises da Guerra Fria, mas a formulação de reflexões fundamentais sobre o valor e a culpa da humanidade diante desses episódios. Nesse sentido, suas contribuições intelectuais estão diretamente relacionadas à sua vida, marcada por experiências terríveis, mas também por amor, exílio e saudade. Em Arendt, Ann Heberlein oferece um retrato inédito que trata desde os temas políticos caros à autora que investigou a “banalidade do mal” até sua vida privada, com seus famosos amantes e amigos, incluindo Heidegger, Benjamin, Beauvoir e Sartre. Eis aqui uma Hannah Arendt atemporal, cujo pensamento permanece cada vez mais relevante mesmo meio século depois.

 

6. Sobre a escrita: A arte em memórias

Compre aqui

SINOPSE – Mestre ― essa é a palavra que costumam usar para se referir a Stephen King, um dos maiores escritores de ficção de todos os tempos. Sendo assim, Sobre a escrita é tanto uma autobiografia quanto uma aula de um mestre, eleita pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção do mundo e vencedora dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção. O livro começa com um relato íntimo e honesto das memórias e experiências de Stephen King, desde a infância até a carreira literária, passando pelos vícios em drogas e por um acidente quase fatal. Essa narrativa autobiográfica introduz com perfeição os conselhos de King sobre a profissão de escritor, já que contempla os livros e filmes que o influenciaram na juventude, seu processo criativo de transformar uma ideia em um novo livro, os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso e muito mais. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, o autor ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, construindo uma obra essencial sobre a arte de contar uma história em palavras.

 

7. Jorge Amado: uma biografia

Compre o livro

SINOPSE – Um dos mais populares autores de todos os tempos, Jorge Amado foi lido com igual satisfação nos cinco continentes. Marcou não só as letras latino-americanas, mas também a politica, os costumes, a TV e o cinema nacional. A primeira, mais completa e atualizada biografia do grande escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001), com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o livro retraça a vida emocionante de um dos mais populares escritores universais do século XX. Autor de clássicos brasileiros como Capitães da Areia, Jubiabá, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela, com livros que se tornaram sucesso do cinema e da TV, Jorge tem aqui sua vida – de homem, escritor, político, celebridade – recontada com elegância, precisão e fluência quase romanesca.

 

8. Orwell – um homem do nosso tempo

Compre aqui

SINOPSE – Orwell: um homem do nosso tempo torna evidente o caráter premonitório dos livros do autor, traçando paralelos entre sua obra e os tempos atuais Para um autor cujo trabalho foi considerado o mais importante durante os anos turbulentos de meados do século XX e que rompeu as fronteiras entre literatura, jornalismo e comentário político, houve relativamente poucas tentativas de apresentar George Orwell, o homem por trás dos escritos. Desde o início dos anos 1930, Orwell foi astuto em identificar aspectos nossos que resistiriam ao tempo e ressurgiriam muitas décadas depois: o antissemitismo, a tolerância do mundo livre aos regimes autoritários, o duplipensar como o motor do discurso político e até mesmo o Brexit. Por meio dessa lente contemporânea, Bradford constrói um retrato vívido do autor e o coloca, juntamente com sua obra, no centro de algumas das principais questões atuais, procurando responder a uma pergunta fundamental: se Orwell pudesse se juntar a nós, o que ele pensaria dos anos em que vivemos?”

 

9. J.R.R. Tolkien : Uma biografia

Compre o livro

SINOPSE – “A biografia autorizada do criador da terra-média. Nas décadas posteriores ao falecimento de J.R.R. Tolkien, em setembro de 1973, milhões de pessoas leram O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o Silmarillion e ficaram tão fascinadas quanto intrigadas com o homem muito reservado por trás dos livros. Nascido na África do Sul, em janeiro de 1892, John Ronald Reuel Tolkien ficou órfão durante a infância e cresceu quase na pobreza. Ele serviu na primeira guerra mundial e sobreviveu à batalha do Somme, onde perdeu quase todos os seus amigos mais íntimos. Após a guerra, retornou à vida acadêmica, conquistando uma grande reputação como estudioso e professor universitário, e tornando-se, por fim, professor de inglês em oxford, onde fez amizade com C.S. Lewis e os outros escritores conhecidos, formando um grupo denominado os Inklings. Então, de repente, sua vida mudou dramaticamente. Certo dia, enquanto corrigia provas, ele acabou escrevendo no verso de uma folha: “numa toca no chão vivia um Hobbit” – e a fama mundial o aguardava. Humphrey Carpenter recebeu acesso irrestrito a todos os documentos de Tolkien e entrevistou seus amigos e famíliares. A partir dessas fontes ele segue o longo e doloroso processo de criação que produziu o Senhor dos Anéis e o Silmarillion e fornece uma vasta gama de informações sobre a vida e a obra de um dos mais estimados autores do século XX.”.

 

10. Tolstói – A biografia

Compre aqui

SINOPSE – “Se o mundo pudesse escrever sua própria história, ele escreveria como Tolstói”, disse o jornalista e escritor russo Isaac Babel sobre um dos mais importantes nomes da literatura universal, Liev Tolstói, cuja vida é retratada por Rosamund Bartlett em “Tolstói, a biografia”, lançamento da Biblioteca Azul. Nascido em uma família aristocrática em 1828 e órfão de ambos os pais aos 8 anos de idade, Liev passou de um jovem impulsivo a grande escritor e até mesmo profeta. À época de sua morte, em novembro de 1910, era o homem mais famoso de toda Rússia. Para além de debruçarse sobre a concepção de seus grandes romances, como Guerra e paz (1869) e Anna Kariênina (1877), em Tolstói, a biografia, Bartlett destrincha os diferentes períodos da vida do escritor, mostrando sua vinculação com a sociedade russa e trazendo informações pouco conhecidas ou lembradas. Entre elas, histórias de antepassados pitorescos que seriam modelos de personagens de sua ficção, uma juventude marcada por amores e grandes prejuízos nos cassinos, sua preocupação com a educação dos russos (fundou escolas, estudou as teorias pedagógicas e organizou uma cartilha com a pretensão de que se tornasse a base da educação nacional) e até mesma uma campanha humanitária que organizou para combater a miséria causada pela seca na região de Samara, na estepe russa. Liev Tolstói não foi um gigante só no campo literário – lembrando que foi contemporâneo de escritores como Dostoiévski, Turguéniev, Tchékhov, Dickens e Balzac –, foi um dos homens mais importantes da Rússia de seu tempo, em muitos momentos considerado um resumo e um modelo arquetípico do país. A presença de Tolstói na vida russa foi tão ostensiva que ele se tornaria um messias, fundador de uma seita com milhares de seguidores, o tolstoísmo, uma espécie de cristianismo radical. “Tolstói, a biografia” traz ainda, entre seus materiais complementares, uma cronologia, árvore genealógica das famílias de Tolstói e de Sônia Berhs (a esposa com quem teve um atribulado relacionamento), indicações de leituras complementares, iconografia e índice remissivo.

 

11. O mago

Compre aqui

SINOPSE – A história de Paulo Coelho, o menino que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou diversas formas de sexo, encontrou-se com o diabo, foi preso pela ditadura, ajudou a revolucionar o rock brasileiro, redescobriu a fé e se transformou em um dos escritores mais lidos do mundo. Fernando Morais volta sua verve investigativa para o personagem brasileiro que se converteu em mito – Paulo Coelho – um escritor que alcançou a marca de 100 milhões de livros vendidos e a façanha de ser o autor vivo mais traduzido de todo o planeta.

 

12. Como Shakespeare se tornou Shakespeare

Compre aqui

SINOPSE – William Shakespeare alcançou o sucesso ainda em vida, como dramaturgo e homem de negócios. Sua fama, no entanto, não foi suficiente para que seus contemporâneos tivessem interesse em registrar o que sabiam sobre ele enquanto as lembranças ainda eram recentes. Portanto, toda e qualquer biografia a respeito de Shakespeare está fadada a conter inevitáveis lacunas, o que torna a tarefa um exercício em boa parte especulativo. Porém, para responder à pergunta de como Shakespeare se tornou Shakespeare, o acadêmico norte-americano Stephen Greenblatt propõe uma interpretação original e inovadora da obra do autor, estabelecendo vínculos inesperados entre um espetáculo apresentado à rainha Elizabeth numa de suas visitas ao campo durante a infância de Shakespeare e algumas passagens de Sonho de uma noite de verão; entre o catolicismo clandestino de sua família e o fantasma que assombra Hamlet; entre o enforcamento de um médico judeu em Londres e O mercador de Veneza; entre a morte de Hamnet, filho do dramaturgo, e a mais famosa cena fúnebre da literatura, em que Lear chora a perda de sua querida filha Cordélia. Este livro é um estudo inspirado e indispensável sobre os mecanismos mentais do maior dramaturgo de todos os tempos.

 

13. Saramago ― Os seus nomes: Um álbum biográfico

Compre aqui

SINOPSE – José Saramago é, incontestavelmente, um dos grandes mestres da literatura. Único autor de língua portuguesa a receber o prêmio Nobel, ele deixou tesouros como Ensaio sobre a cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo e O ano da morte de Ricardo Reis. Em 2022, celebra-se o centenário de nascimento desse homem que começou como serralheiro mecânico, tornou-se funcionário público, editor e, por fim, escritor ― ofício que foi levado a outro patamar por suas mãos. Este álbum biográfico sem precedentes, dividido em quatro perspectivas ― espaços/lugares, leituras/sentidos, escritas/criações e laços/pessoas ―, traz a vida de José Saramago ao entrelaçar mais de duzentos nomes, entre cidades, marcos históricos, amigos, personagens. Lanzarote, Brasil, Blimunda, Deus, Judas, Fernando Pessoa, Marx, Jorge Amado, Pilar, todos estes relembrados por imagens do acervo da Fundação Saramago e registros em livros. Em um primoroso trabalho de pesquisa, Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel apresentam ao mundo um novo José: suas inspirações e seus discípulos, os cenários que compuseram sua trajetória e sua relação amalgamada com o ser humano. Tudo, portanto, o que levou José a tornar-se Saramago. Com projeto gráfico de Raul Loureiro.

 

14. Dostoiévski: Um escritor em seu tempo

Compre aqui

SINOPSE – Nesta edição condensada da biografia definitiva de Fiódor Dostoiévski, Joseph Frank usa a história cultural da Rússia como pano de fundo para reconstituir a vida e a obra de um dos grandes escritores do século XIX.A premiada biografia em cinco volumes de Dostoiévski escrita por Joseph Frank é amplamente reconhecida como o estudo definitivo sobre a vida do autor russo e um dos mais renomados livros do gênero. Nesta edição, a colossal pesquisa de 2500 páginas foi minuciosamente condensada em um único volume, que conta com prefácio inédito.Ao preservar a narrativa e o estilo do trabalho original e combinar gênero biográfico, história intelectual e crítica literária, Dostoiévski: Um escritor em seu tempo ilumina a obra do autor ao inseri-la em seu contexto pessoal, histórico e, acima de tudo, ideológico. Mais do que uma biografia no sentido usual do termo, este livro é uma história cultural da Rússia do século XIX, oferecendo tanto um retrato completo do mundo em que viveu Dostoiévski como uma grande interpretação de sua vida e obra.

 

15. Eu e não Outra. A Vida Intensa de Hilda Hilst

Compre aqui

SINOPSE – Este livro nos permite um vislumbre da personalidade e da vida de Hilda Hilst. Traça um panorama do nascimento e da história de sua família em Jaú, no interior de São Paulo, até sua morte na Casa do Sol, numa série de episódios fascinantes – da juventude glamurosa na capital à decisão de se recolher num sítio, dos livros pornográficos à fantasia de se tornar freira, ou à vontade de ser reconhecida como grande que foi, ser amada e amar muitos homens. Seria possível pensar que procura retratar a pessoa por trás da escritora, se em Hilda essas duas faces não fossem, justamente pela consciência com que construía sua imagem, a mesma coisa.

 

16. Kafka e a Marca do Corvo

Compre aqui

SINOPSE – Em tcheco kafka é corvo, mas também poderia ser tuberculose, ou castigo… Nesta biografi a, conheceremos a vida do homem talentoso que foi Kafka e teremos revelações sobre o labirinto de angústias, impasses, realizações e paixões que permearam sua vida e morte. Eu adoro biografias romanceadas, e esta, contando a vida de Kafka, é uma das mais saborosas. A autora pesquisou durante anos, para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. E, numa parceria equilibradíssima, aliado ao cuidado da pesquisadora sempre esteve presente o talento da prosadora. A obra de Kafka – sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances claustrofóbicos, as cartas e os diários angustiados – marcou profundamente muitas gerações de escritores.

 

17. Eu sou dinamite!: A vida de Friedrich Nietzsche

Compre aqui

SINOPSE – Um filósofo como nenhum outro O trabalho de Friedrich Nietzsche abalou a base do pensamento ocidental e continua a permear nossa cultura. Mesmo assim – ou talvez por isso – ele é um dos filósofos mais mal compreendidos e enigmáticos da História. Sua descrença nos valores da sociedade, sua ideia de que “Deus está morto” e seu conceito sobre o super-homem, que encara a vida sem as muletas da religião e da moral, influenciam gerações até hoje. Mas o que a maioria das pessoas realmente sabe de Nietzsche – além do bigode, da carranca e da persistente associação com o niilismo e o fascismo? Onde colocamos um pensador que era igualmente amado por Albert Camus e Adolf Hitler? O livro de Sue Prideaux destrói mitos e leva os leitores ao mundo de um homem brilhante, excêntrico e profundamente perturbado, iluminando os eventos e as pessoas que moldaram sua vida e obra. Eu sou dinamite! é a biografia essencial para quem quer entender Nietzsche: o filósofo que previu e buscou soluções para nossos tempos conturbados. Ao final, a autora apresenta uma série de aforismos de Nietzsche que se tornaram muito populares: “Torne-se quem você é” e “O que não me mata me faz mais forte” são algumas dessas pérolas.

 

18. João Cabral de Melo Neto: Uma biografia

Compre aqui

SINOPSE – João Cabral de Melo Neto aparece de corpo inteiro nesta biografia irretocável. Com leveza e rigor, Ivan Marques compõe um retrato que vai além da austeridade associada ao grande poeta. Da origem aristocrática à perseguição por comunismo no Itamaraty, dos primeiros versos à consagração como o mais construtivo poeta brasileiro, o que surge destas páginas é uma trajetória pulsante, colada aos momentos decisivos da cultura e da política brasileiras.

 

19. Carolina: Uma biografia

Compre aqui

SINOPSE – Em Carolina: uma biografia, o jornalista Tom Farias apresenta a complexa trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus. Da infância pobre, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo onde se instalou na favela do Canindé. A biografia detalha não somente sua relação com os filhos e o momento de ascensão, devido ao sucesso editorial do livro Quarto de despejo, mas também, o declínio em razão do desinteresse do mercado editorial e dos leitores em relação às suas publicações posteriores, o que, acrescido da sua personalidade forte e das barreiras sociais e discriminatórias brasileiras, levou a escritora retornar à mesma condição de pobreza em que viveu boa parte da sua vida.​

 

20. Salinger

Compre aqui

SINOPSE – Ao longo de nove anos, Shane Salerno e David Shields entrevistaram mais de duzentas pessoas ligadas a Salinger — camaradas da Segunda Guerra Mundial, críticos literários, editores, conselheiros espirituais e até parentes — e reuniram relatos reveladores sobre as diversas facetas do notório recluso: o trauma da guerra, o interesse por mulheres recém-saídas da puberdade, a aproximação com a filosofia oriental e o zen-budismo, a conturbada relação familiar. Com vasto material inédito, como fotos, cartas, trechos de contos e conversas entre J.D. Salinger e os poucos que conseguiram extrair algumas palavras dele, Salinger é mais que uma biografia: é um retrato vívido de um dos maiores escritores do século XX. São dezenas de imagens, incluindo fotos inéditas de Salinger durante a Segunda Guerra Mundial, de Sylvia Werner, sua primeira esposa, e de uma certa J., a jovem que teria inspirado um de seus principais contos. A obra reúne trechos de cartas de Salinger para editores, amigos e amantes, revelando importantes detalhes do estado emocional e espiritual do escritor.

 

(Visited 208 times, 1 visits today)
Rolar para cima