sherlock holmes

Qual o melhor Sherlock Holmes: da série Sherlock ou da série Elementary?


s4

 

Por Wilson Brancaglioni – É uma pergunta que até alguns dias eu tinha a resposta na ponta da língua, no entanto, fiz uma maratona da série Sherlock produzido pela BBC e o meu palácio mental foi invadido por várias questões e uma bagunça foi feita. Sherlock Holmes é um personagem fascinante e representá-lo em qualquer mídia não é tarefa fácil. Acredito que apenas os verdadeiros fãs conseguem transmitir de forma fiel o que é Sherlock Holmes.

x
Vamos às análises

Assisti as temporadas da série Elementary e percebi que o Sherlock Holmes da série americana é mais educado, enquanto que o da série Sherlock é grosseiro com suas afirmações diretas e contundentes.

Sherlock da BBC é mais ágil nas suas deduções. A velocidade com que resolve as suas questões são amplamente destacadas na série. A utilização da tecnologia e dos meios que dispõe para solução dos crimes é mais visível do que na série americana. O personagem Sherlock da série Elementary parece ser mais sociável do que a série inglesa, inclusive, o Sherlock da BBC se destaca por ser um sociopata e parece não ter problemas em esconder isso.

sherlockbbc

Essa sociabilidade de Holmes em Elementary talvez esteja ligada pelo tempo que passou numa clínica em busca de reabilitação das drogas. Holmes da série americana fica mais sociável enquanto o Holmes da série britânica a todo o momento deseja ser um deus que não gosta de ser contrariado. Sherlock Holmes da série inglesa está mais próximo do personagem criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle, já que possuía uma atitude antissocial e uma falta de habilidade de criar empatia pelas pessoas, principalmente pelas mulheres. Outro ponto que percebi é em relação ao visual de ambos. Enquanto um preza pela qualidade de suas vestimentas e linguagem corporal, que beira quase a perfeição, o outro parece não se preocupar com esses detalhes.

Alguns pontos precisam ser esclarecidos. Acredito que a quantidade de episódios de uma série e outra é um ponto importante, afinal, Elementary tem vinte e quatro episódios em cada temporada enquanto que Sherlock tem apenas três.

x
O personagem Watson é fundamental para reforçar o que cada Sherlock é

Explico: Lucy Liu, que interpresa Joan Watson, é uma médica cirurgiã que largou a profissão após a morte de um paciente na mesa de operações. Fica ao lado de Sherlock Holmes como uma companheira para que Holmes não volte às drogas enquanto John Watson, ex-médico militar que serviu no Afeganistão, está ligado ao Sherlock como um grande amigo.

x
Por que acredito que o personagem Watson reforça a personalidade do Sherlock Holmes?

elementary

Joan Watson é uma médica que mudou de profissão para fazer alguma coisa de boa, e nada melhor que cuidar de um ex-viciado. Com isso, ela cria um ambiente fraternal para que Sherlock Holmes não volte a se drogar. Doutor John Watson é um ex-militar que sente sede de aventuras, afinal, foi treinado pra isso, portanto, estar ao lado de Sherlock Holmes é uma possibilidade que ele não vai desperdiçar. E será um alicerce para Holmes principalmente quando Watson o elogia como se fosse um deus.

É claro que há muito mais para falar e compartilhar, afinal, as duas séries têm suas qualidades e defeitos. Ambas foram pensadas e produzidas com características peculiares que valem a pena discutir. Por isso e muito mais, deixe suas impressões. Sherlock Holmes da série Elementary ou Sherlock Holmes da série Sherlock? Eis a questão.

Até mais!

x

WILSON BRANCAGLIONIFormado em Letras e bancário por profissão. Tem 40 anos e ama livros. Um dos gêneros preferidos é a boa literatura policial. Site: Estante do Wilson

Anúncios

26 replies »

  1. Oi Wilson, gostei bastante do seu texto e já me fiz esta pergunta. Mas pra mim, o que pesa mais é o ator. O britânico da BBC, Cumberbatch, é imbatível. E a caracterização dos personagens também pesa bastante à favor da série Britânica, enfim, mas talvez por ser uma série só com 3 episódios em cada temporada isso ficaria mais fácil. Acho que a originalidade da série americana é um ponto forte, já na inglesa muitos episódios são baseados nas histórias originais de Doyle. Na minha opinião, a série da BBC é imbatível.
    Obrigada pela reflexão, um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Adriana,

      Tudo bem? Seja bem-vinda ao literaturapolicial.com.

      Meu palácio mental ficou bagunçado quando terminei a série britânica. Você tem razão sobre o ator. O ator britânico é fantástico e dá um toque especial a série, além, dos episódios serem inspirados nas histórias originais. Gosto da série americana e a relação estabelecida entre o Sherlock e Watson é algo diferente, afinal, Watson é uma mulher, aliás, é uma personagem fantástica.

      Obrigado pela visita.

      Wilson Brancaglioni

      Curtido por 1 pessoa

  2. Bem, em minha opinião a melhor série que eu vi de Sherlock Holmes foi sem dúvida a que foi protoganizada por Jeremy Brett (como Sherlock) e David Burke (Watson) da Independent Television, criada por Michael Cox, e que começou em 1984 e terminou em 1994.
    Por isso é difícil decidir qual o melhor Sherlock destas duas excelentes séries que acompanhei desde o início (os episódios de Sherlock – as 4 temporadas- podem ser vistos todos legendados e gratuitos aqui http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-sherlock-todas-as-temporadas-dublado-legendado-online.html e Elementary _ as 4 temporadas – podem ser vistas legendadas e grátis aqui http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-elementary-todas-as-temporadas-dublado-legendado-online.html)
    Gostei da abordagem que foi feita e a meu ver corretamente, expressando o que eu também deduzi, apesar de deixar mais uma acha para a fogueira.
    Acredito que a série Elementary é mais provocadora, inovadora, isto é vai um pouco mais além que Sherlock, e aqui basta dar três exemplos
    1 A figura da Watson ser uma mulher a excelente Lucy Liu.
    2 A figura de Moriarty ser também feminina interpretada por Natalie Dormer
    3 a ação passar-se nos EUA, com um ou outro episódio passado em Inglaterra.
    Quanto aos atores principais, quer Benedict Cumberbatch, quer Jonny Lee Miller são excelentes e também concordo com a avaliação feita, no entanto, parece-me que a atuação de Miller, talvez por a série ter mais episódios, é superior, por não ser tão convencional.
    Não esqueçamos também que, enquanto Elementary é uma adaptação de Robert Doherty para a obra de Arthur Conan Doyle, Sherlock é baseada nos livros do mesmo.
    Pena é que para ver estas excelentes séries (apesar de inicialmente Elementary tenha passado na Band) tenhamos de recorrer a sites e que não passem em canal aberto.
    Obrigado.
    Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ricardo seja bem vindo ao literaturapolicial.com,

      Tudo bem?

      Avaliação perfeita. Alguns detalhes que você mencionou foram precisos, A figura feminina foi bem trabalhada na série elementary e fiquei curioso sobre essa série que você mencionou. Vou assisti-la.

      Obrigado pela dica e visita.

      Wilson Brancaglioni

      Curtido por 1 pessoa

      • Quero parabenizar o autor do site, Wilson, bem como o leitor Ricardo Pocinho, realmente nuito pertinentes os comentários. As séries são excelentes e uma novidade: a TV Cultura, em alguns locais e – Paraná, irá transmitir a serie Sherlock às sextas feiras, iniciando hoje, dia 13.

        Curtir

  3. Olá! Gostei bastante do post! Esse assunto rende muitas discussões! Há alguns anos, logo que essas duas séries estrearam, cheguei a fazer alguns breves comentários no meu blog sobre elas: https://tudoaomeuredor.wordpress.com/2013/01/20/tv-observacoes-sobre-sherlock-bbc-e-elementary/
    Ainda não tive tempo de escrever sobre esse assunto novamente, depois de várias temporadas assistidas, mas farei isso assim que possível.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • Erika seja-bem vinda ao Blog Literatura Policial. De fato esse assunto gera inúmeras discussões, afinal, Sherlock Holmes é apaixonante. A forma como as histórias são contadas é que dá aquele gostinho de discutir. Quem é melhor o ator americano o ou britânico? Acredito que é um páreo duro mas que para os amantes das histórias de Sherlock Holmes é mais um mistério a ser desvendado.

      Volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

  4. o sherlock britanico é melhor mas os casos que ele resolve não sempre legais e 1 hr e 20 de episodio ngm merece kk…mas a serie americana eu gostei mais pois os episodios são menores e mais rapidos e o sherlock americano tbm ficou mt bom

    Curtir

    • Erika seja-bem vinda ao Blog Literatura Policial. De fato esse assunto gera inúmeras discussões, afinal, Sherlock Holmes é apaixonante. A forma como as histórias são contadas é que dá aquele gostinho de discutir. Quem é melhor o ator americano o ou britânico? Acredito que é um páreo duro mas que para os amantes das histórias de Sherlock Holmes é mais um mistério a ser desvendado.

      Volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

    • Willon seja bem-vindo ao Blog Literatura Policial

      Você tocou num ponto muito interessante, afinal, são duas produções que seguem estilos diferentes. Há para todos os gostos. O que vale é que todos os amantes de Sherlock Holmes terão duas séries para curtir.

      Volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

  5. Não tenho um qi tão alto como vcs, mais mesmo assim gosto do elementar da band, parece que a cultura vai exibir Sherlock. JÁ sei vocês, inteligentes e bem estudados que são, não devem gostar de nada dublado.obrigado pela atenção.

    Curtir

    • Alexandre seja bem-vindo ao Blog Literatura Policial

      Engano seu, Inteligente é você que acompanha o Blog Literatura Policial e a série do nosso Sherlock Holmes. Em relação a dublagem ouvir o áudio original dá um toque especial considerando que o sotaque britânico, além de ser mais gostoso de se ouvir, nos remete de fato ao Sherlock Holmes, afinal, foi criado lá nas terras da Rainha.

      Volte sempre

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

  6. Sem sombra de dúvida eu prefiro o Sherlock da série britânica, o da serie americana é um personagem meio chato, sem senso de humor, e em Sherlock é muito legal que os episódios da série são baseados nas histórias dos livros, porém, atualizados para os dias de hoje.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Loreninha, seja bem-vinda ao Blog Literatura Policial

      É um páreo duro escolher qual o melhor mas confesso ambas dá uma bela discussão. O ator da série britânica tem um toque especial, afinal ele está nas terras da rainha.

      Volte sempre

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

  7. Eu prefiro o Sherlock americano, acho o ator com uma performance adequada, mas se pensarmos sob o enfoque do livro, o que mais se encaixa na obra de Sir Arthur Conan Doyle é o britânico mesmo, que faz mais o tipo sociopata.

    Curtir

    • Flávia, seja bem-vinda ao Blog Literatura Policial

      Muito obrigado pelas palavras. O Blog Literatura Policial procura fazer o melhor e não conheço algum outro que trate a Literatura Policial tão bem, mas isso se deve principalmente aos visitantes do Blog, afinal, são pessoas inteligentes como você e o Ricardo Pocinho que buscam o melhor dessa Literatura que o trabalho é feito. Em relação aos atores é uma tarefa nada fácil, pois ambos atendem um tipo específico de público que adora as histórias do Sherlock Holmes. Uns preferem algo mais rápido como o da série americana ou um pouco mais lento como o da série britânica, ou seja, tem pra todos.

      Volte sempre

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

  8. Não consigo enxergar o Sherlock em Elementary como o Sherlock Holmes criado por Doyle. Para mim, Elementary é apenas mais uma série policial procedural, com um dos “investigadores” tendo QI acima da média. Algo para me entreter enquanto faço outra coisa, passar roupa por exemplo 😛
    Jà o Sherlock de Cumberbatch, mesmo ambientado em tempos modernos tem tudo a ver com o “original”, principalmente no que tange ao relacionamento com Watson e à sociopatia do detetive. É para parar, assistir e apreciar, se deleitando com as referências às aventuras de Holmes.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Cristine seja bem-vinda ao Blog Literatura Policial

      Ponto de vista interessante sobre elementary. As produções do nosso detetive Sherlock Holmes tem um público inteligente e detalhista como um investigador.

      Obrigado pela visita e volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

      Curtido por 1 pessoa

  9. eu acredito que o ator Cumberbatch interpreta Sherlock muito bem, a agilidade com que ele resolve os casos é algo realmente fascinante, acredito que esta versão de Sherlock esta mais parecida com a que Doyle, o mais incrível é que nesta serie que esta a passar agora na TV Cultura , Sherlock admite ser um auto funcional sociopata sem parecer se preocupar com isso ( não sou um psicopata,Anderson,sou um auto funcional sociopata, faça sua pesquisa ), adorei quando ele disse isso , mais um detalhe sobre a personalidade de Sherlock. vsi

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Vitória seja bem-vinda ao blog Literatura Policial,

      Como sempre nossos leitores estão sempre atentos aos detalhes o que denota inteligência como um verdadeiro detetive. Você tem toda razão quando observa essa informação, afinal, a série britânica está mais alinhada aos detalhes do nosso querido Sherlock.

      Muito obrigado pela visita. Volte sempre e confira no melhor blog de Literatura Policial da Internet tudo relacionado a esse gênero.

      Wilson Brancaglioni

      Curtido por 1 pessoa

  10. Olha , assiti ambas . Apesar da licença poética, acredito que o Sherlock deveria ser mais humanizado, a BBC Trouxe um Sherlock que beira o gênero de ficção, um tipo de deus intelectual. E isso é irritante, aquela cena do palácio mental , que ele faz como se fosse minority report ? Ou as análises super rápidas e extremamente complexas ( aquelas feitas quando descobre a senha do cofre da bandida na primeira temporada , por exemplo) . Alem do mais , é muito mais fácil fazer uma produção cinematográfica com apenas 3 episodios por temporada do que uma com 24. o gasto por episódio é absurdo . Quanto ao americano, acho mais plausível , o Sherlock , é mais realista apesar de ser um gênio. Reconhece seus limites ao dizer que precisa sempre esquecer pra lembrar , possui deduções excelentes e também rápidas mas que se aproxima mais da realidade de um sujeito super dotado e culto . Além disso a série é extremamente ousada e criativa. Intuito de inovar e não apenas reproduzir os livros de sir Artur Conan Doyle , por isso acho que não tem porque ser muito fiel aos livros . Gosto mais da elementary , apesar de achar a da BBC Genial tb .

    Curtido por 1 pessoa

    • Seja bem-vindo ao blog Literatura Policial,

      A sua análise foi muito interessante. Nem sempre as séries ou filmes devem ser fiéis as obras de origem. Quando se fala em adaptações devemos pensar nas contaminações que sofrerão, afinal, são outros tempos e públicos diferentes.

      Muito obrigado pela visita. Volte sempre, afinal, tudo sobre Literatura Policial você encontra aqui.

      Wilson Brancaglioni

      Curtido por 1 pessoa

  11. O da série Sherlock, com certeza! Benedict interpreta o personagem de forma brilhante, captando bem sua personalidade pedante e antissocial descrita nos livros de Doyle, e apesar de mostrar uma personalidade forte, elevada autoestima e arrogância, ainda assim consegue cativar o público de uma forma inexplicável. Ao tentar buscar uma forma diferente de apresentar Sherlock Holmes, acho que a série Elementary perdeu um pouco do espírito da coisa, não consigo enxergar Sherlock em sua forma americana. Apesar de muitos não gostarem de sua personalidade forte que muitas vezes beira a grosseria, além da elevada autoestima e nenhuma modéstia, é assim que ele é, e cá pra nós, seria muito sem graça um Sherlock modesto e que reconhece suas limitações, a arrogância dele me diverte e sua imprudência também.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Natália,

      Seja bem-vinda ao melhor blog de Literatura Policial,

      De fato ambos tem características diferentes e atendem uma parcela de fãs muito grande, afinal, tem para todos os gostos. Obrigado pela visita e volte sempre.

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

    • Thiago,

      Muito obrigado e seja bem-vindo ao melhor blog de Literatura Policial,

      A leitura não é complicada, aliás, quando você começar a ler não vai parar mais. Recomendo como primeira leitura o livro “Um estudo em vermelho” de Arthur Conan Doyle. É a primeira história do nosso detetive. A leitura é tranquila. Ah, não esqueça de nos contar como foi a leitura.

      Um grande abraço.

      Wilson Brancaglioni

      Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s