MARCOS REY | 10 curiosidades sobre a vida e obra do autor

Compartilhe

 

Marcos Rey ficou conhecido por ser um dos mais importantes escritores de literatura juvenil no Brasil. Ele escreveu mais de 50 livros ao longo de sua carreira, incluindo romances, contos, crônicas e peças de teatro.

LEIA MAIS
Obra de Rubem Fonseca será reeditada pela Nova Fronteira
A fantasia urbana de Carol Chiovatto em Árvore Inexplicável
COLEÇÃO VAGALUME | Todos os livros que encantaram gerações

Dentre os livros mais populares estão Enigma na Televisão, O Mistério do 5 Estrelas, Um Cadáver Ouve Rádio, O Rapto do Garoto de Ouro. Quem nunca ouviu falar nestes clássicos?

Seus livros geralmente tratam de temas relacionados ao cotidiano dos jovens, como amizade, amor, escola e aventuras. Seus personagens são muitas vezes adolescentes ou jovens adultos que enfrentam problemas e desafios comuns em suas vidas, mas com um toque de mistério e suspense.

Marcos Rey também trabalhou como roteirista de televisão, tendo contribuído para a criação de várias séries e telenovelas brasileiras. Ele deixou um importante legado na literatura brasileira, sendo lembrado até hoje como um dos autores mais populares e influentes da literatura juvenil no país. Ele morreu em 1º de abril de 1999, aos 74 anos.

Conheça abaixo 10 curiosidades sobre a vida e carreira de Marcos Rey.

Encontre livros e e-books de Marcos Rey

 

Pseudônimo

Marcos Rey nasceu em São Paulo em 17 de fevereiro de 1925 e faleceu em 1º de abril de 1999. Seu nome verdadeiro era Edmundo Donato, mas adotou o pseudônimo “Marcos Rey” para publicar suas obras literárias.

 

Leitura

Suas leituras mais frequentes na infância eram histórias em quadrinhos, Mark Twain e a Bíblia.

 

Influência

Seu pai foi um dos pioneiros da encadernação, o que levou Rey a conhecer autores que admirava como Monteiro Lobato, Menotti del Picchia e Orígenes Lessa.

 

Estreia

Publicou o primeiro conto, Ninguém entende Wiu-Li, em 1942, no jornal Folha da Manhã. O conto foi ilustrado pelo cartunista Belmonte. Rey tinha apenas 16 anos.

 

Primeiro livro

“Um Gato no Triângulo” foi o nome do primeiro livro, lançado em 1953.

 

Editora

1958 foi o ano em que fundou uma editora, a Mauá, ao lado do irmão Mário Donato. Apesar do negócio não ter dado muito certo, foi lá que conheceu a futura esposa, Palma Bevilacqua.

(* Imagem: Cartão de Visita)

 

Sucesso

Marcou a literatura no Brasil principalmente pelos livros dedicados ao público infanto-juvenil, que venderam mais de 5 milhões de exemplares. Dentre seus maiores sucessos, estão Enigma na Televisão, O Mistério do 5 Estrelas, Um Cadáver Ouve Rádio, O Rapto do Menino de Ouro.

 

São Paulo

Era apaixonado pela cidade, que foi a protagonista de várias histórias. Segundo Rey, a capital o lembrava um palco giratório, “sempre múltipla e diversificada.”

 

Carreira

Na carreira, trabalhou como escritor, roteirista de TV, colunista, roteirista de rádio, publicitário. Na televisão, escreveu em 1955 a primeira minissérie brasileira, “Os Tigres”, transmitida pela TV Excelsior. Adaptou ainda A Moreninha e O Sítio do Picapau Amarelo, além de seu livro Memórias de um Gigolô (1986), com Lauro Corona e Bruna Lombardi.

 

Premiado

Foi reconhecido com os Prêmios Jabuti (1994) e Troféu Juca Pato (1996), além de se tornar membro da Academia Paulista de Letras em 1986.

 

DICA DE LEITURA

Título: O mistério do 5 estrelas
Autor: Marcos Rey
Páginas: 128
Editora: Global
Compre o livro/e-book

SINOPSE – O que você faria se visse um cadáver embaixo de uma cama? Léo, mensageiro do Emperor Park Hotel, um cinco estrelas que hospeda muita gente poderosa, viu um no quarto 222. Ele decide começar a investigar e passa a viver dias cheios de suspense e surpresas. Logo, se viu envolvido numa trama bastante perigosa, arquitetada por pessoas inescrupulosas. Este clássico da literatura juvenil é de tirar o fôlego da primeira à última página.

 

(Visited 1.455 times, 1 visits today)
Rolar para cima