Crimes Impossíveis traz contos clássicos da literatura policial organizados por Braulio Tavares

Compartilhe

 

Apoie este financiamento no Catarse

Porta trancada por dentro. Janelas fechadas. Entradas inacessíveis. Mesmo assim, um crime acontece neste ambiente fechado e impenetrável, intrigando investigadores de plantão. Seria uma assombração? Para os detetives clássicos da literatura, nada mais longe da verdade.

Os locked-room mysteries, ou crimes de quarto fechado, são histórias que propõem essa configuração misteriosa, crimes aparentemente impossíveis de terem sido cometidos, e que encontram uma explicação lógica pelo raciocínio do detetive nos capítulos finais. O subgênero foi muito popular no começo do século 20, principalmente na época que se entende como Era de Ouro da Literatura Policial.

Crimes Impossíveis é também a mais nova antologia da Editora Bandeirola, que entra em financiamento coletivo em abril.  Caprichosamente organizada pelo escritor Braulio Tavares, esta é uma antologia com tema inédito no Brasil e também o primeiro título de sua série Biblioteca Pessoal.

Os contos escolhidos por Tavares foram todos publicados entre 1838 e 1933, compreendendo um emaranhado de enigmas no melhor estilo quebra-cabeças para confundir e surpreender o leitor.

O crime de quarto fechado pode envolver assassinatos, roubos ou desaparecimentos “impossíveis”.

A seleção traz contos clássicos, como A Aventura da Faixa Malhada, com Sherlock Holmes, e Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe, e outros mais desconhecidos, como A Morte na Praia, de Maurice Leblanc (o criador do personagem Àrsene Lupin, que estourou na Netflix com Omar Sy vivendo o gatuno Lupin) e O Suicídio de Kiaros, de L. Frank Baum (autor de O Mágico de Oz).


A Aventura da Faixa Malhada, de Sherlock Holmes, com ilustração de Sidney Paget

 

Nas dez páginas do prefácio de Crimes Impossíveis, Braulio Tavares apresenta os precursores do gênero em curiosos trechos de narrativas bíblicas, aponta as particularidades dessa seleção de autores e contos, além de indicar autores brasileiros mais recentes com histórias de “quarto fechado” publicadas. Ao final, apresenta algumas obras consultadas e recomendadas ao leitor que quer se aprofundar.

O projeto gráfico interno foi pensado em cada detalhe: o tipo de letra mais adequado, a distância confortável entre uma linha e outra, a forma como o nome dos autores são apresentados, ao detalhe das pequenas chaves que abrem e fecham as narrativas.

Há também várias opções de recompensa no financiamento coletivo, como marcadores, ecobags, livros e e-books. Na página do Catarse, estão listados todos os contos que fazem parte da antologia. O projeto segue até junho no site do Catarse.

Clique para conhecer o financiamento e apoiar no Catarse

 

SOBRE O LIVRO

Título: Crimes Impossíveis
Antologista, Tradutor, Prefaciador: Braulio Tavares
Encadernação: brochura
Páginas: 320
Dimensão: 14 x 21 cm
Editora: Bandeirola

 

(Visited 226 times, 2 visits today)
Rolar para cima