Antes de publicar Cem Gramas de Centeio, Agatha Christie leu a história para sua família

Compartilhe

 

Cem Gramas de Centeio é um romance policial de Agatha Christie com Miss Marple, uma de suas personagens mais famosas. O livro foi publicado em 1953, e se tornou um dos mais populares com a detetive amadora.

O que pouca gente sabe é que, antes da publicação do livro, a autora costumava ler um pouquinho da história para sua família toda noite, afim de colher impressões sobre a trama. Seu neto, Mathew Prichard, foi quem compartilhou a lembrança no site oficial de Christie.

Segundo seu relato,

“Lembro-me do ano em que Nima (Agatha) lia para nós um capítulo ou dois de Cem Gramas de Centeio todas as noites depois do jantar. Deve ter sido 1953 e posso me lembrar da brincadeira como se fosse ontem. Toda a família sentada em volta da sala de estar em Greenway, xícaras de café vazias na bandeja, um pouco da fumaça de charuto saindo do charuto do meu avô, capas de tecido lilás nas cadeiras e um piano no canto da sala. Nima sentada em uma cadeira com uma luz diretamente acima dela e com os óculos, de uma estranha forma de borboleta, empurrados ligeiramente para a frente. Depois de cada sessão, exceto as duas ou três primeiras, éramos todos convidados a adivinhar a identidade do assassino. Foi Adele ou Elaine? (o envenenamento é a arma de uma mulher, talvez?). Ou talvez não, porque Percival ou Lancelot podem ter feito isso. Ou que tal a sinistra Srta. Armsbottom ou alguém de sua laia?”

Capa original do livro (1953)

 

Prichard lembra que o avô, Max, logo pegava no sono enquanto todos tentavam solucionar o enigma.

“Duas reações das quais me lembro com clareza: meu avô Max geralmente acabava de fumar o charuto e ia dormir durante a leitura, acordando assustado depois quando estávamos todos tentando adivinhar. Ele então escolhia obstinadamente o suspeito mais improvável e impossível, e voltava a dormir. Minha mãe, por outro lado, afirmava que a solução era, claro, cristalina para qualquer pessoa com um tiquinho de inteligência e que a trama era tão transparente que dificilmente valia a pena impô-la ao público. No entanto, ela não estava preparada para ser mais explícita. Havia, é claro, um propósito sério por trás dessas ocasiões altamente agradáveis. Nima estava ansiosa para experimentar seu livro com um público, o que lhe permitia testar sua plausibilidade e seu enredo. Desnecessário dizer que Max e minha mãe, de maneiras totalmente diferentes, adivinharam corretamente e enfureceram o resto de nós!“

A trama é um caso de envenenamento, onde uma pessoa da família da vítima é suspeita de ter cometido o crime. Só Miss Marple conseguirá descobrir.

LEIA TAMBÉM
Confirmada a adaptação de Por que não pediram a Evans?
O que esperar da série sobre a adolescência de Agatha Christie
Quais os principais venenos usados nos livros de Agatha Christie?

Encontre livros e e-books de Agatha Christie

 

CONHEÇA O LIVRO

Inscreva-se no canal

 

SOBRE O LIVRO

Título: Cem Gramas de Centeio
Autora: Agatha Christie
Tradução: Milton Persson
Páginas: 232
Editora: Casa dos Livros
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um dia normal na vida de Mr. Fortescue, presidente da Consolidated Investiments Trust, começa forçosamente com o seguinte ritual: sua secretária particular, a belíssima Miss Grosvenor, servindo-lhe o chá matinal em seu escritório. O que nenhum dos dois sequer imagina é que este será seu último chá ? e seu último dia de vida. A perícia afirma que a morte foi causada por envenenamento. Mas quem teria interesse em matá-lo? Chamado para investigar o caso, o inspetor Neele está prestes a descobrir que, na verdade, a família inteira do magnata poderia figurar entre os maiores suspeitos. E quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fortescue, seguindo um curioso padrão, Miss Marple não vê outra alternativa senão entrar em cena para desmascarar o culpado.

(Visited 190 times, 1 visits today)
Rolar para cima