ISAAC ASIMOV | 10 livros para conhecer a obra

Compartilhe

 

Nascido em 2 de janeiro de 1920 em Petrovichi, Rússia, Isaac Asimov é lembrado como um dos grandes escritores de ficção científica da história. Aos três anos, ele se mudou com a família para o bairro do Brooklyn, em Nova York, onde seus pais inicialmente ganhavam a vida administrando uma loja de doces.

Foi nas lojas da família que o pequeno Asimov aprendeu a gostar de ficção científica, já que lá eram vendidas também revistas do gênero que tanto o atraiu. A paixão começou aos 9 anos, idade em que começou a ajudar os pais no comércio, mas durou a vida inteira.

Uma curiosidade é que Asimov detestava voar de avião. Dizem que só acabou voando duas vezes na vida. Outra curiosidade que impressiona: a quantidade de livros que ele teria editado/escrito na vida chega aos 500.

Dentre suas obras mais conhecidas estão Eu, Robô e As Cavernas de Aço, hoje clássicos adaptados com sucesso para o cinema. Asimov morreu em 6 de abril de 1992, aos 72 anos, em Nova York.

Confira 10 indicações de leitura do mestre Isaac Asimov.
x

LEIA TAMBÉM
KINDLE UNLIMITED | 126 e-books de suspense, mistério, ficção científica e terror
O HOMEM INVISÍVEL | Clássico de HG Wells ainda é uma leitura atual
Robopocalipse traz a redenção dos humanos
Richard Morgan faz cyberpunk noir em Carbono Alterado
50 anos de Jornada nas Estrelas: a viagem continua

 

1. As cavernas de aço


Compre o livro/e-book

SINOPSE – A população da Terra cresceu de modo desenfreado. Os Mundos Siderais, antigas colônias terráqueas, há muito deixaram de se sujeitar à autoridade de seus colonizadores. Para agravar a situação, os robôs parecem estar substituindo grande parte da mão de obra humana, condenando os cidadãos da Terra a uma vida que mal lhes garante a subsistência. Em meio a esse cenário, o embaixador dos Mundos Siderais é encontrado morto em sua residência na cidade de Nova York. O investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o crime, e para cooperar com o inquérito, os Siderais enviam um parceiro inusitado: seu nome é R. Daneel Olivaw, e ele é um robô. Indicado ao prêmio Hugo de melhor romance, o sexagenário As Cavernas de Aço é também uma das principais obras do autor, ao lado de Fundação e Eu, Robô. Nele, Asimov cria uma narrativa que povoa o imaginário popular de ficção científica e se mantém influente até hoje.

 

2. Eu, robô


Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô, escrito pelo Bom Doutor, Isaac Asimov foi publicado originalmente em 1950. O livro serviu como base para o roteiro do filme homônimo, no qual Will Smith interpreta o protagonista, o detetive Del Spooner. Porém, a obra é bastante diferente da história apresentada nas telonas. Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência. Eu, Robô inicia-se com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, uma psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical. Ela é o fio condutor da obra, responsável por contar os relatos de seu trabalho e também da evolução dos autômatos. Algumas histórias são mais leves e emocionantes como Robbie, o robô baba, outras, como Razão, levam o leitor a refletir sobre religião e até sobre sua condição humana. A edição traz um posfácio escrito pelo próprio autor sobre sua história de amor com os robôs, tão comuns em sua obra.

 

3. Pedra no céu


Compre o livro/e-book

SINOPSE – Escrito originalmente como um conto, Pedra no Céu foi ampliado pelo autor para se tornar seu primeiro romance publicado, em 1950. A trama se desenrola no mesmo universo da série Fundação e também se conecta com a Série dos Robôs. Além de interconectar as obras do Bom Doutor, já apresenta temáticas que seriam muito trabalhadas em sua trajetória: experimentos em laboratórios, poderes psíquicos, viagem no tempo, conflitos políticos e estudos de física e biologia. A trama se passa milhares de anos no futuro e a Terra é um planeta radioativo e quase inabitável, ridicularizado pelo Império Galáctico. E é para esse tempo que Joseph Schwartz viaja involuntariamente. Sem compreender o idioma da época, o sexagenário se torna um estorvo para os cidadãos, principalmente graças a uma rigorosa lei que condena à morte quem completa 60 anos. Schwartz acaba como cobaia do cientista Affret Shekt, que o submete, sem seu consentimento, a experimentos científicos que vão mudar seu corpo e o destino da Terra. A ilustração da capa é original da edição de 1974 e foi criada pelo lendário Peter Elson – ilustrador de vários livros de ficção científica da década de 70 e 80. Pedra no Céu é um complemento de outras obras do autor e é considerada uma porta de entrada para apresentar ao leitor o universo de Asimov.

 

4. O fim da eternidade


Compre o livro/e-book

SINOPSE – De forma leve e bem-humorada, Asimov realiza questionamentos ainda bastante contemporâneos, como o comodismo do ser humano, sua evolução perante as outras espécies e a busca incessante do controle sobre a vida dos outros. A obra também propõe reflexões sobre o nosso comportamento diante das necessidades pessoais e as situações que envolvem um bem maior. No romance, o leitor é apresentado a Andrew Harlan, um Eterno, membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho. Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que faz com que ele passe a rever seus conceitos em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo – não apenas seu emprego, mas sua vida a de Noÿs e até mesmo o curso da História. Tido como um dos melhores trabalhos de Asimov, este clássico nos mostra mais uma vez por que o Bom Doutor é considerado o grande mestre da ficção científica moderna.

 

5. Trilogia da Fundação – Deluxe


Compre o livro

SINOPSE – Obra-prima de Isaac Asimov, a trilogia da Fundação recebeu o histórico prêmio Hugo de Melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. Baseada no clássico Declínio e queda do Império Romano, de Edward Gibbon, a trilogia sedimentou seu autor como um dos maiores escritores do gênero e influenciou outras mentes geniais, como Carl Sagan, Steven Spielberg, George Lucas, o nobel de economia Paul Krugman, Elon Musk. A humanidade está em risco. Uma ciência revolucionária prevê uma longa e inevitável era de trevas e barbárie. Para evitar que isso aconteça, o chamado plano Seldon é colocado em prática ao longo de séculos, e percorre a história da galáxia, prevendo conflitos de nossa civilização. Mas poderá o comportamento humano obedecer a um padrão científico?

* Box – Trilogia Da Fundação + 3 Marcadores Exclusivos

 

6. O Sol Desvelado: 2 (Série dos Robôs)


Compre o livro/e-book

SINOPSE – Convocado para uma reunião em Washington, Elijah Baley descobre que foi escalado para investigar um novo crime. Desta vez, porém, o policial deverá deixar a segurança da Terra e enfrentar sua fobia de espaços abertos. O destino dele é Solaria, um planeta exótico que limita sua população humana a 20 mil habitantes. Vivendo em vastas propriedades individuais atendidas por uma legião de robôs, os solarianos praticamente eliminaram o contato interpessoal, limitando-o a projeções holográficas. Ainda assim, um brutal assassinato acontece, e a vítima é um dos cidadãos mais ilustres do planeta. Ao lado do corpo, um robô foi encontrado. Com a ajuda do ex-parceiro robótico R. Daneel Olivaw, Baley juntará as peças do quebra-cabeça para decifrar esse caso complicado, em que os dois únicos suspeitos do crime simplesmente não poderiam tê-lo cometido. Em O SOL DESVELADO, ASIMOV retoma o universo criado em AS CAVERNAS DE AÇO e delineia os diferentes mundos Siderais que acabariam influenciando as continuações de sua obra mais importante: a trilogia da FUNDAÇÃO.

 

7. Os Robôs da Alvorada 3


Compre o livro/e-book

SINOPSE – Em Os robôs da alvorada, livro indicado aos prêmios Hugo e Locus, Asimov alia conflitos mais profundos a trama de seus clássicos romances policiais. Após duas investigações bem‑sucedidas, o detetive Elijah Baley conquistou uma reputação dentro e fora da Terra. É justamente em um dos Mundos Exteriores que um crime sem precedentes ocorre, e Baley é convocado para solucioná-lo. Com a ajuda do parceiro R. Daneel Olivaw, Baley terá de esclarecer um caso de roboticidio que pode colocar em risco sua própria reputação. No terceiro volume da consagrada série dos robôs, Baley está prestes a enfrentar conflitos ainda mais complexos e profundos que envolvem sua segurança, interesses interplanetários e o destino de toda a humanidade.

 

8. Robôs e Império: 4


Compre o livro/e-book

SINOPSE – Duzentos anos se passaram desde a investigação reveladora conduzida por Elijah Baley em Aurora. A humanidade evoluiu muito a partir então, e, para desgosto dos Siderais, o plano delineado por Baley finalmente começa a dar certo. Mas o universo se encontra em um impasse, enquanto cientistas poderosos e vingativos ameaçam destruir a Terra e tudo o que ela representa. Em Robôs e Império, Asimov não apenas encerra de forma triunfal a Série dos Robôs, mas a integra magistralmente às suas duas outras sagas clássicas: Fundação e Império Galáctico. Um dos trabalhos mais notáveis de Isaac Asimov, a Série dos Robôs deu origem às famosas Três Leis da Robótica, às quais todos os robôs são obrigados a obedecer e que os impedem de se insurgir contra os humanos. Esses princípios são referência em diversas obras da cultura pop até hoje.

 

 

9. Os próprios deuses


Compre o livro/e-book

SINOPSE – Frederick Hallam é um cientista medíocre, mas acidentalmente descobre uma nova substância que permite a criação da Bomba de Elétrons, uma fonte de energia gratuita e inesgotável. Mais do que uma promessa de avanços importantes para a humanidade, essa inovadora tecnologia revela a existência de um universo paralelo, uma outra realidade que passa a ser analisada e com a qual os estudiosos tentam fazer contato. No entanto, um jovem cientista decide pesquisar a fundo as origens desse incrível artefato, e acaba descobrindo uma verdade terrível que pode colocar em risco toda a humanidade. Vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, Os próprios deuses é uma história surpreendente, que revela toda a inventividade de Isaac Asimov e nos leva por mundos e sociedades que são, ao mesmo tempo, fantásticos e verossímeis.

 

 

10. Robôs e Império: 4


Compre o box

SINOPSE – Este box reúne a Série dos Robôs, uma coleção extraordinária que combina ficção científica e romance policial. Os quatro livros narram as aventuras do detetive Elijah Baley e de seu parceiro, o robô positrônico Daneel Olivaw. Juntos, eles percorrem a Galáxia investigando os mais misteriosos crimes siderais. Um dos trabalhos mais notáveis de Isaac Asimov, a Série dos Robôs deu origem às famosas Três Leis da Robótica, às quais todos os robôs são obrigados a obedecer e que os impedem de se insurgir contra os humanos. Esses princípios são referência em diversas obras da cultura pop até hoje.

 

 

 

BÔNUS: Box Fundação: Saga Completa


Compre o box

SINOPSE – Este box reúne a obra máxima de Isaac Asimov: a Trilogia da Fundação – eleita em 1966 a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos – e os quatro livros que ampliaram o universo da saga: Limites da Fundação, Fundação e Terra, Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação.Em um ponto distante no futuro, o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição do Império Galáctico e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir esse desfecho, ele cria um plano ousado para reduzir o período de trevas e garantir o futuro dos homens.Com a sua genialidade, Asimov concebeu um universo épico que mostra as complexas relações de poder e domínio que marcaram a humanidade ao longo de séculos. Cheios de ação e muito mistério, os livros da série Fundação narram a origem e os desdobramentos de um projeto ambicioso, arquitetado para alterar o curso da história e o destino de toda a Galáxia.

 

(Visited 769 times, 1 visits today)
Rolar para cima