Você não vai acreditar no livro mais vendido de Edgar Allan Poe em vida

Compartilhe

 

Quem nunca ouviu falar do poema “O Corvo” ou dos contos “Os Crimes da Rua Morgue”, “A Queda da Casa de Usher” e “O Poço e o Pêndulo”? Edgar Allan Poe é conhecido por suas histórias que se tornaram verdadeiros clássicos da literatura. No entanto, você pode se surpreender ao descobrir qual foi o livro mais lucrativo do autor durante sua vida.

LEIA TAMBÉM
No fim da vida, Edgar Allan Poe implorou para vender seu trabalho
TOP 8 | Oito livros de Edgar Allan Poe para ter na estante
O mistério que ronda a morte de Edgar Allan Poe

A edição mais vendida por Poe durante sua vida foi, surpreendentemente, um livro sobre a classificação de conchas. Isso mesmo, seu maior sucesso editorial foi um livro científico.

Em “O Primeiro Livro do Conchologista” (1839), Poe foi encarregado de abreviar as ideias do “Manual de Conchologia”, publicado pelo conferencista Thomas Wyatt em 1838. Professor de Delaware, Wyatt havia escrito um manual complexo sobre a identificação de conchas, que acabou sendo comercializado pelo elevado valor de 8 dólares.

Thomas Wyatt precisava de um produto mais barato e acessível para alcançar o público escolar, mas não queria colocar seu próprio nome em outra edição para evitar conflitos com sua editora original. Foi então que Edgar Allan Poe entrou em cena.

O futuro autor de “O Corvo” aceitou assinar a edição com seu nome, sendo contratado para resumir o livro de Wyatt. Poe acrescentou um prefácio e uma introdução próprios, reformulando ideias e traduzindo outros textos. Ele aceitou o trabalho porque precisava desesperadamente de dinheiro para necessidades básicas, como comprar alimentos e pagar por moradia.

O livro foi lançado por 1,50 dólar, um preço bem mais acessível, e a primeira edição esgotou nos dois primeiros meses. Poe não recebeu direitos autorais pelas vendas, mas sim um pagamento único pelo trabalho.

Posteriormente, outras edições com textos complementares foram publicadas, levando o livro a ser adotado em escolas. Infelizmente, nenhuma das coleções de contos de Poe alcançou tamanho sucesso editorial enquanto ele estava vivo.

Em 2009, uma primeira edição do livro de estreia de Edgar Allan Poe, “Tamerlane e Outros Poemas”, foi vendida por impressionantes US$ 662.500 em um leilão da Christie’s.

* Encontre livros e e-books de Edgar Allan Poe

 

DICA DE LEITURA

Título: Ficção Completa, Poesia & Ensaios
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução: Oscar Mendes, Milton Amado
Páginas: 936
Editora: Nova Aguilar
Compre o livro

SINOPSE – A Editora Nova Aguilar, reúne a obra completa de Edgar Allan Poe em uma coletânea, cumprindo com a missão de levar o melhor da literatura universal ao alcance do público leitor. “Ficção completa,poesia & ensaios”em um único volume, apresenta os escritos do contista, poeta e crítico literário norte-americano Edgar Allan Poe, famoso mundialmente por suas histórias de mistério e de terror. Nesse lançamento do Grupo Editorial Global, o suspense que singulariza a obra de Poe está presente em contos como “Os crimesda rua Morgue”, “O gato preto”, entre outras estórias do célebre autor. Os contos humorísticos também estão presentes nessa obra, dada a variedade de situações cômicas construídas magistralmente pelo inventivo ficcionista. Suas criações poéticas também marcam a edição, contudo “O corvo” é o destaque. A tradução dos escritos de Poe é de autoria de Oscar Mendes, com colaboração de Milton Amado. O volume traz ainda textos sobre a vida e a obra do autor, concebidos pelos escritores Hervey Allen e Charles Baudelaire. Em sintonia com a atmosfera misteriosa que marca as histórias de Edgar Allan Poe, a coletânea traz ilustrações de Eugênio Hirsch Augusto Iriarte Gironaz.

(Visited 520 times, 1 visits today)
Rolar para cima