×

VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Cai

VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Cai

 

Vertigo é um romance policial da dupla francesa Pierre Boileau e Thomas Narcejac. Foi lançado em 1954 como “Dentre os Mortos” e foi adaptado por Alfred Hitchcock como Um Corpo que Cai para o cinema.

LEIA MAIS
Vertigo (Um corpo que cai), de Boileau-Narcejac
10 curiosidades sobre Um Corpo que Cai, clássico de Alfred Hitchcock
JANELA INDISCRETA | 7 curiosidades sobre o clássico de Hitchcock

A história é dividida em duas partes, a primeira parte se passa no início da Segunda Guerra Mundial com um ex-policial aposentado que trabalha como detetive. Ele é contratado por um velho amigo para seguir sua esposa pelas ruas de Paris.

O amigo acredita que sua esposa está se comportando de maneira estranha e pede que o detetive a siga para ver se consegue descobrir o que está acontecendo. Não demora muito para que o homem se apaixone pelo olhar distante e enigmático da mulher que deveria apenas observar.

Embora ele a siga por todo o tempo, não consegue impedi-la de se jogar da torre de uma igreja. Isso acontece porque ele tem medo de altura (acrofobia) e não consegue subir os degraus da igreja a tempo de evitar que a mulher tire a própria vida.

actors-james-stewart-as-detective-john-scottie-ferguson-and-kim-novak-as-madeleine-elster-in-a VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Cai

american-film-star-james-stewart-as-detective-scottie-ferguson-descending-a-spiral-staircase-in VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Cai

Na segunda parte da história, os anos se passam e a guerra acaba, mas o trauma da morte da mulher amada ainda assombra o detetive. Coincidentemente, ele encontra na rua uma mulher que se parece imensamente com sua musa morta, e passa a segui-la pois tem certeza de que seu antigo amor ainda está vivo. Por fim, os autores reservam uma grande surpresa para explicar o mistério.

Vertigo é uma história sobre obsessão, culpa e controle. Sobre um homem que não consegue encarar a realidade e perde a cabeça dia após dia, tentando recriar um passado que não volta e controlar um presente que não compreende.

A adaptação cinematográfica tornou-se o clássico Um Corpo que Cai, estrelado por James Stewart e Kim Novak. Curiosamente, o filme não teve muito sucesso quando foi lançado, mesmo sendo um dos mais populares de Alfred Hitchcock atualmente.

O diretor acabou culpando James Stewart pelo fracasso, pois sentiu que o ator acabou parecendo muito velho para o papel, e que ele não ficou muito convincente como o par de Kim Novak (quase 30 anos mais jovem que Stewart). Hitchcock nunca mais trabalhou com o ator veterano depois desse filme.

Sobre os autores Boileau e Narcejac, eles já faziam sucesso de forma independente quando se uniram no final dos anos 1940 para escrever livros juntos. O primeiro sucesso foi As Diabólicas, uma história que Hitchcock tentou adaptar mas não conseguiu comprar os direitos autorais.

pboileau11 VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Cai

Juntos eles escreveram 43 livros, muitos contos e 4 peças de teatro, selando uma parceria que durou até a morte de Boileau, em 1989.

Encontre os melhores livros e e-books de suspense e mistério

 

Confira o vídeo

Inscreva-se no canal

 

SOBRE O LIVRO

q?_encoding=UTF8&ASIN=858286289X&Format=_SL250_&ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=literaturapol-20&language=pt_BR VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Caiir?t=literaturapol-20&language=pt_BR&l=li3&o=33&a=858286289X VERTIGO | O suspense que deu origem a Um Corpo que Cai

Título: Vertigo (Um corpo que cai)
Autores: Boileau Narcejac
Tradução: Fernando Scheibe
Páginas: 192
Editora: Vestígio
Compre o livro

SINOPSE – Encarregado por um antigo colega de seguir sua jovem e bela mulher, o detetive Flavières logo se vê perdidamente apaixonado pela moça. Essa impropriedade não o impede de investigar os temores de seu amigo Gévigne a respeito da esposa: suas ausências, seus mistérios, uma melancolia que a leva a olhar para as águas do Sena por horas a fio… Nenhum amante, nenhuma simulação, nenhuma doença. Apenas uma estranha relação com a bisavó, morta em circunstâncias terríveis e a quem a jovem Madeleine não chegou a conhecer… Um clássico de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, especialistas na arte de conduzir a trama – e o leitor – até onde menos se espera.Este instigante e sinistro roman noir foi adaptado por Alec Coppel e Samuel A. Taylor e filmado por Alfred Hitchcock em 1958. Um corpo que cai é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Share this content:

(Visited 545 times, 1 visits today)
error: Conteúdo protegido