10 romances policiais que viraram filme e uma curiosidade

Compartilhe

 

De detetives clássicos da literatura a investigadores modernos nem tão profissionais, esses personagens da ficção continuam atraindo a atenção de multidões.

LEIA MAIS
HBO MAX | 20 filmes e séries de suspense e mistério para assistir
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial
Onde assistir aos filmes de Hitchcock nos streamings em 2022

Descubra 10 romances policiais adaptados com sucesso para o cinema e uma curiosidade sobre cada um deles.

 

1. O falcão maltês

A versão de 1941 é a mais famosa adaptação desse clássico noir de Dashiell Hammett, que em português também ganhou o nome de Relíquia Macabra. Dirigido por John Houston, com Humphrey Bogart como o detetive Spade, Mary Astor e Peter Lorre.

CURIOSIDADE – Humphrey Bogart usou roupas pessoais para compor o guarda-roupa do detetive. Essa era uma prática relativamente comum nos estúdios Warner Brothers naquela época, uma alternativa para economizar custos de produção.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível na HBO Max

 

2. A noite da encruzilhada

A Noite da Encruzilhada (“La Nuit du Carrefour”) foi uma produção francesa dirigida por Jean Renoir em 1932. O cineasta Jean-Luc Godard considera este “o filme mais misterioso de Renoir”. Com Pierre Renoir como o comissário Maigret, personagem criado por Georges Simenon.

CURIOSIDADE – Jean e Pierre Renoir eram filhos do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir. O filho de Georges Simenon, John, revelou em um evento que seu pai considerava a interpretação de Pierre Renoir uma de suas favoritas.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível no Youtube (em francês com legendas em inglês)

 

3. Assassinato no Expresso do Oriente

Filme britânico de 1974, Assassinato no Expresso Oriente é uma das mais celebradas da Rainha do Crime, Agatha Christie. O livro foi escrito em Istambul e dedicado ao segundo marido dela, o arqueólogo Max Mallowan. Já o filme foi dirigido por Sidney Lumet, e contou com um elenco estelar: Albert Finney (como o detetive Hercule Poirot), Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Anthony Perkins, Jacqueline Bisset, Sean Connery e Vanessa Redgrave.

CURIOSIDADE – Aos 84 anos, Agatha Christie atendeu à estreia deste filme em novembro de 1974. Foi a única adaptação para o cinema que ela ficou plenamente satisfeita, principalmente com a atuação de Albert Finney (embora não tenha se impressionado com seu bigode). Foi também uma de suas últimas aparições públicas: a escritora morreu 14 meses depois, em 12 janeiro de 1976.

 

4. Serpente

Sob o título de “Meet Nero Wolfe”, esta é a primeira aventura do detetive obeso e de seu parceiro Archie Goodwin, originalmente intitulada Fer-de-Lance, de Rex Stout. O filme é em preto e branco e foi lançado em 1936, nos Estados Unidos. Com Edward Arnold como Wolfe e Lionel Stander como Archie.

CURIOSIDADE – Rita Hayworth fez uma pequena participação neste filme, interpretando a personagem Maria Maringola. Ela ainda não era uma atriz conhecida.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível no Youtube (em inglês)

 

5. O cão dos Baskerville

Uma das adaptações deste livro foi a de 1939, que deu inicio à clássica parceria entre Basil Rathbone (Sherlock Holmes) e Nigel Bruce (Doutor Watson). A dupla fez outros 13 filmes da série Sherlock Holmes.

CURIOSIDADE – No romance original e em todas as versões posteriores, o nome do mordomo é Barrymore. Neste filme ele teve que ser alterado para Barryman, pois a famosa família Barrymore (John, Lionel, Ethel) ainda era muito atuante no meio artístico, e ninguém quis criar problema com a realeza hollywoodiana.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível no Youtube (com legendas em português)

 

6. Os homens que não amavam as mulheres

Filme de 2009, este é o primeiro da trilogia de imenso sucesso escrita pelo sueco Stieg Larsson. Essa é a versão sueca, que teve no elenco principal Michael Nyqvist, Lena Endre e Noomi Rapace como a instigante Lisbeth Salander.

CURIOSIDADE – A atriz sueca Nina Norén, que interpreta a mãe da personagem Lisbeth Salander no filme (Noomi Rapace), é mãe de Noomi também na vida real.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível na HBO Max (com Daniel Craig e Rooney Mara)

 

7. Belllini e a esfinge

O filme traz Fabio Assunção como o detetive Remo Bellini, na primeira história da série criada por Tony Bellotto. Lançado em 2001, com Malu Mader e Eliana Gutman no elenco.

CURIOSIDADE – O diretor Roberto Santucci Filho iniciou a carreira no cinema como assistente de montagem no filme “Lendas da Paixão”.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível no Youtube

 

8. À beira do abismo

The Big Sleep” em inglês, outro clássico com outro detetive durão, dessa vez Philip Marlowe, criação de Raymond Chandler. Mais um papel marcado pelo carismático Humphrey Bogart como protagonista, que dividiu crédito nas telas com as belíssimas Martha Vickers e Lauren Bacall (Bogart e Bacall se casaram apenas três meses depois de terminarem as filmagens). Direção de Howards Hawks, em 1946.

CURIOSIDADE – O escritor William Faulkner foi um dos roteiristas de “À Beira do Abismo”. Ele se mudou para Hollywood para trabalhar no filme, mas não gostou de escrever no ambiente do set. Então ele perguntou ao diretor se poderia trabalhar “em casa”. Hawks concordou, supondo que Faulkner quis dizer que trabalharia de seu apartamento, em Hollywood. Em vez disso, Faulkner voltou para sua casa em Oxford, Mississippi, deixando Hawks irritadinho.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível no Mubi

 

9. A noiva estava perto

noiva

Em 1968, esse romance policial de Cornell Woolrich foi adaptado para o cinema pelo cineasta François Truffaut. No elenco, Jeanne Moreau, Michel Bouquet e Jean-Claude Brialy.

CURIOSIDADE – O filme foi uma homenagem de Truffaut a Alfred Hitchcock. Foi gravado logo após o cineasta francês ter lançado um livro de entrevistas com o reverenciado mestre do suspense. Ele escolheu a obra de Cornell Woolrich por ser o mesmo autor de “Janela Indiscreta”.

 

10. O xangô de Baker Street

Em 2001, o romance policial em que Jô Soares insere Sherlock Holmes no ambiente brasileiro do século 19 foi adaptado para o cinema. Com Joaquim de Almeida, Anthony O’Donnell, Maria de Medeiros, Marco Nanini e Claudia Abreu.

CURIOSIDADE – O guarda-roupa do filme teve 870 roupas completas e 30 perucas, que foram alugadas em uma loja de Londres e transportadas para o Rio de Janeiro. Além disso, foram utilizados inúmeros pares de barbas e bigodes.

ONDE ASSISTIR: Filme disponível no Youtube

 

(Imagens: divulgação, Sunset Boulevard/Corbis)

(Visited 338 times, 1 visits today)

4 comentários em “10 romances policiais que viraram filme e uma curiosidade”

  1. Adoro filme noar.
    Tenho um aqui pra assistir que se encaixaria perfeitamente nessa lista: Testemunha de acusação. Inspirado no livro da Agatha e o único do qual ela gostava.
    Morro de vontade de assistir algum dos do Sidney Sheldon, mas ainda não tive oportunidade.

  2. Adorei a lista! Queria aproveitar e deixar duas curiosidades sobre Noomi Rapace: ela foi casada com o ator Ola Rapace, que interpretou o policial Stefan Lindman na versão sueca da série Wallander, adaptação do livro homônimo de Henning Mankel, excelente escritor policial. Noomi também trabalhou em outra adaptação de romance policial, Sherlock Holmes Game of Shadows, onde fez o papel de Madam Simza Heron. Ou seja, ela é de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima