Nascido em 21 de setembro de 1866 na Inglaterra, Herbert George Wells é lembrado como um dos precursores da ficção científica na literatura.
LEIA MAIS
O HOMEM INVISÍVEL | Clássico de HG Wells ainda é uma leitura atual
A Guerra dos Mundos, de HG Wells
Viaje no tempo com Contos de Horror do Século XIX
Suas obras são consideradas visionárias e muitas já foram adaptadas para o cinema, caso de A Guerra dos Mundos e A Máquina do Tempo, que publicou quando tinha apenas 29 anos. Nascido em uma época de desenvolvimento tecnológico, Wells expressava suas preocupações sobre o futuro nas histórias que escrevia, refletindo sobre questões importantes até hoje como engenharia genética e limites éticos da ciência.
Para conhecer a obra de HG Wells, confira dez dicas de livros a seguir.
1. A Máquina do Tempo: First Edition
SINOPSE – “A Máquina do Tempo”, de H.G. Wells, é uma obra pioneira da ficção científica, seguindo um cientista que viaja ao futuro e encontra uma sociedade dividida entre Elois, pacíficos mas frágeis, e Morlocks, que vivem nas sombras. Uma reflexão sobre evolução, sociedade e destino humano.
2. A Guerra dos Mundos
SINOPSE – “A Guerra dos Mundos” narra uma invasão marciana à Terra, desencadeando pânico e destruição. Através da perspectiva de um sobrevivente, a obra aborda temas como a fragilidade da humanidade e a inevitabilidade da mudança. Um clássico da ficção científica que questiona nossa posição no cosmos.
3. O Homem Invisível
SINOPSE – “O Homem Invisível” tem como protagonista Griffin, um cientista que descobre a invisibilidade, mas logo se vê incapaz de reverter o processo. Ele sucumbe à loucura e ao poder, gerando caos. A obra explora temas como a moralidade da ciência e a alienação social, enquanto questiona os limites da ambição humana.
4. A ilha das almas selvagens
SINOPSE – “A Ilha das Almas Selvagens” acompanha um náufrago em uma ilha misteriosa, governada por um médico que realiza experimentos sombrios para transformar animais em seres humanos. Uma narrativa de horror e especulação científica que questiona os limites da ética e da evolução.
5. Uma utopia moderna
SINOPSE – Enquanto caminhavam pelos alpes suíços, dois viajantes ingleses caem em uma dobra espacial e de repente se encontram em outro mundo. Em muitos aspectos igual ao nosso, mas ainda assim radicalmente diferente, os dois caminhantes estão agora sobre uma terra utópica controlada por um único governo mundial. Logo eles aprendem que todos compartilham uma linguagem comum, há igualdade econômica, racial e de gênero, e a sociedade é governada por ideais socialistas reforçados por uma elite austera e voluntária: o Samurai. Mas o que os utópicos farão com esses novos visitantes de um mundo menos perfeito?
6. O dorminhoco
SINOPSE – Um cavalheiro vitoriano cai em um profundo sono, do qual ninguém consegue acordá-lo. Durante os dois séculos em que dorme, ele se torna o Dorminhoco, a pessoa mais conhecida e poderosa do mundo. Todas as propriedades são legadas a ele, e são administradas por um Conselho em seu nome. O povo comum, cada vez mais oprimido, o vê como um libertador mítico cujo despertar os tirará da miséria. Considerado o 1984 de mais de um século atrás, o olhar de H. G. Wells para o futuro é interessante, pois somos o futuro que ele tenta imaginar.
7. O país dos cegos e outras histórias
SINOPSE – Imortalizado por clássicos da literatura fantástica, como A Máquina do Tempo, A Guerra dos Mundos e O homem invisível, H. G. Wells também foi um autor marcante na arte do conto – pela originalidade, pela tensão do texto, pela capacidade de criar situações impossíveis e levar o leitor a acreditar em cada um de seus detalhes. Escreveu quase uma centena de textos curtos ao longo da vida, transitando da fantasia ao terror, da ficção científica à fábula, do mistério policial às histórias de aventura. O país dos cegos e outras histórias reúne 18 de suas histórias, onde o fantástico, o terror e até a fábula se alternam em narrativas envolventes. Escritas principalmente entre o final do século XIX e o início do XX, mostram um pouco dessa faceta do autor menos conhecida no Brasil. Nas páginas de H. G. Wells, tudo acontece: povos esquecidos, ameaças interplanetárias, criaturas selvagens e drogas extraordinárias. O autor sintetiza sua maestria em O País dos Cegos, conto que abre e dá nome a este volume, ao criar um mundo à parte, de habitantes que há gerações perderam o dom da visão e levam a vida de forma pacífica até a chegada inesperada de um estrangeiro.
8. Deuses humanos
SINOPSE – O sr. Barnstaple é um jornalista esgotado e desgostoso, que decide sair de férias para recuperar a sua saúde. Ele deixa sua família em casa e pega a estrada. Mas seu carro, em conjunto com vários outros, é subitamente transportado para um universo alternativo. Esse mundo, parecido com a Terra em que vivemos mas com pequenos detalhes diferentes, é uma verdadeira utopia. Colocados em quarentena por causa das doenças que transportaram involuntariamente, os terráqueos rapidamente elaboram um plano para conquistar esse mundo idílico e viver como divindades gregas. Eles dominariam um estado utópico, livre de crime, pobreza, guerra, doença e intolerância, ou seja, o mundo no qual o sr. Barnstaple sempre sonhou habitar. Só que ele não tem certeza se deve embarcar no plano – mas, por outro lado, não participar seria trair a própria espécie, não? Famoso por suas obras de ficção científica como “A máquina do tempo” e “A guerra dos mundos”, H.G. Wells tem muitas outras verves escondidas do leitor brasileiro. Esta é uma delas. Uma história que provocará profunda reflexão sobre as falhas da natureza humana, ao mesmo tempo em que oferece esperança para o futuro. “Deuses humanos” foi o primeiro romance a combinar a vigorante ficção científica com a fantasia. Assim surge a fantasia científica, um clássico que não pode mais ficar escondido.
9. Sob o luar
SINOPSE – “Sob o Luar” é um conto escrito por H.G. Wells e narra a história de um menino que ganha um belo terno de sua mãe, porém, ela só permite que ele o vista em ocasiões especiais. No entanto, o desejo do menino de usar sua roupa é muito grande e ele se divide entre satisfazer sua vontade e desobedecer a mãe. Este e-book faz parte do projeto Literatura Descoberta, que tem por objetivo levar ao público traduções inéditas de textos disponíveis no Domínio Público com uma linguagem mais acessível. O projeto foi idealizado por Laura Scaramussa Azevedo, bacharelanda em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto.
10. Box – A ficção científica de H. G. Wells
SINOPSE – QUEM FOI O PRIMEIRO A IMAGINAR A INVISIBILIDADE, A BOMBA ATÔMICA, O LASER OU UMA MÁQUINA QUE VIAJASSE NO TEMPO? Todos estes elementos básicos da ficção científica nasceram da mesma mente brilhante: H. G. Wells. Pioneiro no gênero de ficção científica e um homem de imaginação sem limites, várias vezes fez previsões de tecnologias em suas obras que só foram possíveis nos dias atuais. Seja descrevendo novas tecnologias maravilhosas, os caprichos dos voos espaciais ou os riscos do desenvolvimento científico, seus escritos cativam continuamente os leitores em todo o mundo. Este box reúne três de suas maiores obras: A Guerra dos Mundos O Homem Invisível A Máquina do Tempo Cada uma dessas histórias combina aventura emocionante com investigação pungente do progresso científico e de seus perigos – uma combinação exclusiva de H.G. Wells, que o marca como um verdadeiro mestre da literatura sci-fi.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]